• Home
  • Geral
  • Por que há proposta de construção de ponte sobre canal fechado há 90 anos em SC

Por que há proposta de construção de ponte sobre canal fechado há 90 anos em SC

Aterro no canal do Linguado teve implantação concluída em 1935 (foto: Arquivo AN)

A proposta de construção de ponte antes mesmo da reabertura foi um dos temas tratados em evento sobre o canal do Linguado, realizado na manhã desta quarta-feira em Balneário Barra do Sul. A defesa foi feita pelo Ministério Público Federal, que está em tratativas com o DNIT e Ibama sobre qual medida será tomada no Linguado na duplicação da BR-280. O canal, fechado com aterro em 1935, em São Francisco do Sul, faz parte de um dos lotes das obras. Além da rodovia federal, a ferrovia de acesso ao Porto de São Francisco do Sul passa sobre o aterro. A reunião na Câmara de Vereadores de Barra do Sul teve apresentação de estudos técnicos sobre a reabertura, realizados pela Univali, com acompanhamento pela Câmara Técnica Canal do Linguado, do Grupo Pró-Babitonga.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A ponte defendida pelo MPF, por meio do procurador Tiago Alzuguir Gutierrez, seria no aterro sul, com extensão em torno de 100 metros, acompanhado o comprimento da reabertura sugerida nos estudos técnicos. A estrutura com quatro faixas de rolamento, ficaria no local apontado pelos estudos técnicos para a reabertura. Nessa proposta, o aterro sobre o canal teria de ser alargado para permitir mais faixas até os acessos à ponte. A ferrovia seria mantida no atual local, sem interrupção no tráfego dos trens.

Confira imagens

O MPF defende que a reabertura do canal tenha licenciamento ambiental específico, com definição da solução a ser adotada e de todas as medidas para atender os impactos da remoção parcial do aterro, o que permitiria a volta de circulação das águas, entre outras situações. Como o licenciamento deve levar mais tempo, devido à complexidade, a ponte seria uma forma de não travar a duplicação e não impedir a reabertura no futuro.

Continua depois da publicidade

Nessa sugestão, a ferrovia seria mantida sobre o aterro e, no momento de licenciamento da reabertura, seria definida qual seria a definição para a linha usada pelos trens de carga – uma ponte com vão móvel, para permitir a passagem de embarcações, pode ser uma alternartiva. A proposta da ponte foi levada pelo MPF ao DNIT em reunião recente. A sugestão será analisada na revisão do projeto do lote 1 da duplicação da BR-280, a ser contratada pelo departamento no segundo semestre. Neste momento, as obras estão paradas nesse segmento entre Araquari e São Francisco do Sul, à espera da revisão do projeto.

Quando ficam prontos os projetos para ferrovias de R$ 13 bilhões em SC

Por que a prefeitura de Joinville é contra criação de novo bairro na zona Sul

Três novos bairros de Joinville devem ser criados ao mesmo tempo

Rota cênica entre duas cidades de SC, com mirantes e trecho com ciclovia suspensa, terá repasse

Em nova revisão, duplicação de estrada em obras em SC fica “maior”

Agentes de trânsito de Joinville vão usar câmeras corporais

Como estão os planos para novos trapiches e cais flutuantes em cidade de SC; alargamento de praia está na lista

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Abel Moda Vôlei vence primeiro jogo das semis do estadual

A Abel Moda Vôlei venceu neste domingo, 19, o primeiro jogo das semifinais do Campeonato…

Luciano Hang e prefeito de Brusque participam de ação para limpar pichação em ponte da cidade

O empresário Luciano Hang e o prefeito de Brusque, André Vechi, participaram de uma ação…

O que é slow travel e como ela pode transformar sua viagem

Slow travel prioriza calma e contato com a natureza – Foto: iStock/Divulgação Slow travel é…