Considerado um dos maiores galãs da TV Globo, o ator Francisco Cuoco será homenageado no especial “Trubuto” que irá ao ar na emissora na próxima sexta-feira (30). O ator, de 91 anos, revelou recentemente que enfrenta problemas de saúde relacionados ao sobrepeso, com dificuldade para se locomover e tomar banho sozinho.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A série documental da TV Globo homenageia a trajetória de grandes artistas brasileiros. No especial, as personalidades revisitam suas vidas e carreiras, com imagens de acervo e a participação de familiares e amigos, que ajudam a lembrar momentos marcantes e inusitados das trajetórias deles.
Cuoco foi responsável por papéis de protagonistas que se tornaram icônicos, como por exemplo, o personagem “Carlão” da primeira versão da novela “Pecado capital”, que parou o Brasil em 1975.
— Um certo luto cobriu o Brasil porque Carlão tinha uma simplicidade, uma realidade próxima de muita gente — diz Couco ao falar sobre a cena em que o personagem é morto ao tentar devolver uma mala de dinheiro.
Continua depois da publicidade
Além de “Pecado capital”, o ator estrelou as versões originais de “Selva de pedra” (1972), como Cristiano; e “O Astro” (1977), como Herculano. Os trabalhos mais recentes em novelas foram em “Segundo sol” (2018) e uma participação em “Salve-se quem puder” (2022).
— Ele estava na hora certa, no lugar certo e era o ator certo para os personagens que fez — fala Elizabeth Savalla, que foi parceira de cena e é amiga do ator.
No Multishow, em 2023, ele também participou de forma especial na série “No Corre”. Quando olha para trás, Francisco percebe que sua trajetória foi baseada em “empenho, em entrega, em busca de igualdade”:
— Passaram-se anos e experiências foram acumuladas. Eu perdia o tempo, mas depois obtinha resultado. Foi bom. Agora quero tocar o barco. O próximo resultado está à frente.
Continua depois da publicidade
Veja fotos de Francisco Cuoco
Saúde delicada
Cuoco vive em um apartamento na Zona Sul de São Paulo, ao lado da irmã Gracia, de 86 anos, e enfrenta problemas de mobilidade. O ator está com Infecção nos rins, ansiedade e excesso de peso.
Segundo uma estimativa feita pela irmã, já que ele não consegue subir em balanças, Cuoco está pesando cerca de 130 quilos. Ela também conta que ele não consegue mais ficar de pé e nem tomar banho sozinho, atividade essa feita somente com a ajuda de cuidadores. A situação, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo, tem piorado desde julho do ano passado.
Para andar, ele recebe a ajuda de enfermeiros, mas permanece a maior parte do tempo em casa, em repouso, assistindo televisão. Seus pés estão roxos e suas pernas inchadas e, quando questionado, Cuoco sabe que tem “problemas de saúde, de locomoção. Mas… É suportável”, conta.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Webstories: entenda a situação crítica de saúde de Francisco Cuoco
Com 130 kg, Francisco Cuoco não consegue ficar de pé nem tomar banho sozinho
Francisco Cuoco: médica explica condição e quais problemas de saúde podem atingir o ator