O governo de Santa Catarina aposta em um planador elétrico como um modal alternativo de conectividade entre o litoral e as cidades costeiras e ribeirinhas. Na terça-feira (18), a Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos (SAI SC) irá apresentar o “projeto dedicado a revolucionar a conectividade costeira e impulsionar o desenvolvimento sustentável”. A novidade pode ajudar no acesso às praias e sdervir como alternativa ao caos da BR-101 Norte.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
Santa Catarina será o primeiro estado do Brasil a abraçar a iniciativa dos Seagliders, um novo tipo de embarcação que combina a alta velocidade de uma aeronave com a conveniência de um barco e ainda tem zero emissão de poluentes.
Seagliders promete deslocamento rápido entre praias e portos em SC
O Governo do Estado lidera o movimento que reúne setor privado, Instituições de Ensino Superior (IES) e a comunidade, a fim de implantar um novo modal de transporte fluvial e marítimo de conexão rápida.
Continua depois da publicidade
A ideia é transformar a rede de transporte fluvial e marítimo, formando um ecossistema com inovação, eficiência e confiabilidade para passageiros e cargas.
As embarcações operam exclusivamente sobre a água em seu casco, hidrofólios ou asas. A parceria reúne Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos do Governo de Santa Catarina (SAI SC), Regent Craft, INNX, FIESC e Zurich Airport.
A Regent Craft, criadora do equipamento, tem sede em Rhode Island (EUA). O protótipo Viceroy Seaglider tem capacidade para 12 passageiros. A embarcação de alta velocidade opera exclusivamente sobre a água em três modos — flutuando no casco, deslizando acima das ondas em hidrofólios e voando em efeito solo dentro de uma envergadura da superfície da água, segundo informações do Portal Asas Brasil. A velocidade pode chegar a 289 KM/h.
O novo modal tem potencial para fazer a conexão entre portos, aeroportos, servir em ações de defesa e apoio em situações especiais. A Regent teria interesse, também, em produzir em Santa Catarina, através de um Centro de Inovação próprio.
Continua depois da publicidade
Leia Mais
Arteris tem 865 notificações da ANTT no contrato da BR-101 Norte em SC, diz Fetrancesc
Toda essa área da foto será demolida em Florianópolis, e o motivo é bom
“Perplexo”, diz MPSC após governo Lula suspender convênio da PRF com GAECO
Cidade da Serra de SC “bomba” no carnaval e turistas brigam em estrada precária