Além de oferecer os imponentes atrativos dos Cânions dos Aparados da Serra e da Serra Geral, assim como os famosos passeios de balão, o município de Praia Grande também é muito procurado por suas atrações aquáticas, ideais para os amantes do esporte ao ar livre.
Entre um dos mais conhecidos, está um passeio feito diretamente nas águas do Rio Mampituba, chamado de boia cross.
Passeio com boias em SC oferece visão dos cânions durante trajeto
Neste atrativo, os visitantes poderão explorar as corredeiras do afluente por meio de uma boia inflável, em caminhos desafiadores ou relaxantes, para quem deseja apenas aproveitar o contato com a natureza.
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir
A prática do esporte foi iniciada pelos próprios moradores da cidade, na década de 80, mas foi apenas transformada em atração turística anos depois.
A atividade se tornou requisitada entre os visitantes da cidade devido à visão proporcionada durante o trajeto. Enquanto as pessoas são conduzidas pela água, é possível observar os paredões de alguns cânions. O cenário também conta com a vegetação natural da Mata Atlântica cercando o percurso.
-
Atração é dividida em diferentes níveis de dificuldade – rio-mampitubaFoto 1 de 2
-
Atividade se tornou requisitada entre os visitantes da cidade devido à visão proporcionada durante o trajeto – Reprodução/Morada dos Canyons/ND MaisFoto 2 de 2
Atração boia cross oferece três opções de percurso
O boia cross oferece três caminhos diferentes, adaptados para o nível de aventura que o turista deseja. Confira todos eles:
- Light: sendo o trajeto mais tranquilo dos três, o Light oferece 1,5 quilômetro de percurso pelo Rio Canoas, passando por corredeiras de nível 1 (sem ondulações) e nível 2 (poucas ondulações). Por apresentar pouco perigo, pode ser indicado a todas as pessoas. A experiência dura 1h30, incluindo o tempo destinado a nadar e relaxar nas piscinas naturais do rio.
- Turista: com 5,2 quilômetros de extensão e duração de 3h30, o Turista é a opção mais longa da atração. Apesar de também ser feito no Rio Canoas, seu percurso é feito em uma porção mais acima, aproveitando uma extensão maior do curso d’água. Dependendo das condições do tempo, é possível pegar corredeiras de nível 3, aquelas que podem fazer a boia virar.
- Aventura: trajeto para quem prefere uma adrenalina extra, a opção Aventura leva cinco quilômetros de trajeto em corredeiras de nível três, em três horas completas de experiência. O caminho, iniciado no Rio Pavão e se conectando com o Rio Canoas, possibilita a observação dos paredões do vale do Cânion Itaimbezinho.
Opção aventura no boia cross possui três horas de experiência Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande/NDSaiba como chegar até o ponto turístico:
O lugar onde se pratica boia cross na “Capital dos Cânions” é no leito do Rio Mampituba, que passa pela região central do município. O início do trajeto varia conforme o percurso escolhido.
Ele pode ser iniciado tanto na comunidade da Pintada, a três quilômetros do Centro, ou então na comunidade Rio do Boi, onde se acessa o Rio Pavão.
Passeio com boias em SC é feito no leito do Rio Mampituba Foto: Reprodução/Morada dos Canyons/ND MaisPasseio é finalizado com banho nas águas do Rio Mampituba
Independente do trajeto, o destino do passeio é o mesmo, finalizado com um banho nas águas tranquilas do rio, no conhecido Balneário Mampituba.
O transporte para chegar até o local será disponibilizado pela empresa responsável pela atividade turística, tendo como ponto de encontro a agência de turismo, que fica no Centro de Praia Grande.
Os valores para realizar o boia cross variam conforme o percurso escolhido. Os preços vão a partir de R$ 100 por pessoa e podem ser pagos em PIX, dinheiro ou cartão.
Neles já são incluídos taxa de entrada em propriedades particulares, guia certificado, equipamentos profissionais, transporte de ida e volta e seguro aventura.
Turismo de Praia Grande oferece, além de cânions, áreas de piscinas naturais Foto: Reprodução/Commons Wikimedia/ND