• Home
  • Geral
  • Pacote de medidas do governo desestimula a produção rural brasileira, diz SRB

Pacote de medidas do governo desestimula a produção rural brasileira, diz SRB

Para a entidade, zerar alíquota de importação de alimentos é ineficaz, já que produtos estrangeiros dificilmente chegarão com preços inferiores aos nacionais

Soluções paliativas que não corrigem profundamente os gargalos da produção agropecuária e terão efeitos negativos no médio e longo prazo. É assim que a Sociedade Rural Brasileira (SRB) definiu o pacote de medidas anunciado pelo Governo Federal na  quinta-feira (6) a fim de conter a alta dos preços dos alimentos.

Para a entidade, a produção interna é suficiente para o abastecimento do país e, portanto, a redução das tarifas de importação é ineficaz.

“Não temos problemas com a oferta de produtos. O Brasil é um dos maiores e mais competitivos produtores de grãos e proteínas do mundo. Portanto, mesmo com alíquota zero, dificilmente os produtos importados chegarão a preços inferiores aos praticados internamente”, diz a nota.

‘Produtor rural não é o culpado’
A SRB ressalta que o produtor rural brasileiro não é o culpado pelo aumento dos preços dos alimentos. “Entre ele e o consumidor final há uma longa cadeia de intermediários – como tradings, indústrias, distribuição e varejo -, que agregam custos significativos aos alimentos.”

Apesar disso, na visão da entidade, o produtor rural será o maior prejudicado pela isenção de tarifas de importação, uma vez que essa medida desestimula a produção nacional e afeta diretamente a sua rentabilidade.

“O verdadeiro problema está no alto custo de produção, influenciado pelo aumento nos preços de insumos, energia, mão de obra e transporte, que incide em toda cadeia de alimentos. Também no ‘Custo Brasil’, que representa um dos principais entraves ao crescimento econômico do país, englobando problemas estruturais, burocráticos, trabalhistas e tributários que impactam diretamente a competitividade nacional”, diz trecho da nota.

Fortalecimento da produção nacional

A Sociedade Rural Brasileira destaca, ainda, que diferentemente de importar alimentos, é preciso fortalecer a capacidade produtiva do país, garantindo crédito acessível para a safra 2025/26, com taxas de juros adequadas e recursos suficientes para que os produtores possam manter sua produção com competitividade.

A nota também prega por maior controle fiscal para reduzir a inflação e os juros, além de políticas de incentivo ao crédito rural e à redução dos custos de produção, bem como investimentos em infraestrutura logística.

Fonte: Canal Rural

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Homilia de missa fúnebre resgata legado de união do papa Francisco

Mais de 200 mil pessoas se reuniram na Praça São Pedro, no Vaticano, na manhã…

Jovem é esfaqueado em tentativa de assalto próximo a terminal de ônibus em Florianópolis

Caso aconteceu próximo ao terminal de ônibus da Trindade (Foto: Google Maps, Reprodução) Um homem…

Homem é preso após esfaquear outro em rua do Limoeiro, em Brusque

Um homem de 25 anos foi preso após esfaquear outro no bairro Limoeiro, em Brusque,…