Onde comer em Criciúma: 7 lanchonetes com X-Salada

Cada cidade e região de Santa Catarina (e de todo país) costuma ter seus pratos típicos e receitas tradicionais, normalmente relacionadas à colonização e ondas de imigração.

X-Salada é considerado patrimônio imaterial do município. Confira onde comer em Criciúma o “prato típico” da cidade – Foto: Tiagos Burguer/Redes Sociais

Em Criciúma, principal cidade do Sul catarinense, é forte a presença dos restaurantes italianos e suas massas. Entretanto, não são eles que produzem o prato mais tradicional do município.

Simples, democrática e barata, a estrela gastronômica criciumense é o X Salada. Sua presença é tão intensa que se tornou, em 2023, patrimônio cultural imaterial da cidade.

Estima-se que o município tenha mais de 100 lanchonetes e que a grande maioria delas ofereça o lanche. Significa que o leque de opções de onde comer em Criciúma e experimentar a celebridade é enorme.

E o que é que o X Salada tem? Tem carne, queijo, presunto e salada, óbvio. Mas tem também milho, ervilha, maionese caseira e um pão quadrado que é exclusividade. Quem conhece também ressalta a montagem do lanche, finalizado com uma dose generosa de maionese por cima.

A inspiração veio de um X Salada do Rio Grande do Sul, mais contido em ingredientes e prensado na chapa. O de Criciúma é diferente dos vizinhos gaúchos. A tradição que iniciou no final da década de 1970, hoje domina a cidade e vai ganhar ainda em 2025 uma rota turística e um festival.

Ainda que o município tenha grandes redes de fast food de hambúrgueres, a ideia é que você saiba onde comer em Criciúma os “verdadeiros” lanches da casa. Abaixo, uma lista de sete lanchonetes com notas acima de 4,5 no Google e avaliadas por no mínimo 100 pessoas. Bom apetite!

1. Tiago’s Burguer

Com uma nota 4,9 atribuída pelos clientes no Google, o X-Salada da lanchonete vem com maionese, vinagrete, tomate, 100g de hambúrguer, presunto, queijo, alface, ervilha e milho.

Além do clássico de Criciúma, há mais 14 opções de hambúrgueres, com diferentes tipos de carne e até salsicha. O estabelecimento fica no bairro Próspera (dez minutos do Centro).

2. Hambrientto

O Hambrientto é outra opção de onde comer em Criciúma o tradicional X-Salada. Na casa, o lanche patrimonial é feito com pão brioche, 200 gramas de hambúrguer selado na churrasqueira, queijo cheddar, cebola, picles de pepino, tomate, alface e aquela maionese caseira.

Outras opções do cardápio incluem preparos com queijo brie, gorgonzola e sanduíches de churrasco, frango empanado e vegano. A nota no Google é 4,7 e a lanchonete fica no Centro de Criciúma.

3. Anselmo Lanches

Com nota 4,6 e mais de duas mil avaliações, o X-Salada no Anselmo faz parte dos lanches tradicionais da casa. Com a opção de escolher “fechado” ou aberto no prato, ele leva hambúrguer tradicional, presunto, queijo, alface, tomate, ervilha, milho, maionese caseira e ainda um vinagrete.

Além de muitas outras opções de lanche (incluindo saudáveis, sem glúten e sem lactose) ainda tem porções, tábua de carnes e pizzas no cardápio. Localizada no bairro Próspera (dez minutos do Centro).

4. Babuja Lanches

Instalado em uma das rodovias de acesso à Criciúma (Rod. Luiz Rosso), o X-Salada do Babuja é feito com pão levemente prensado, hambúrguer, presunto, queijo, alface e tomate, além dos clássicos ervilha, milho e maionese.

O cliente também tem a opção de acrescentar adicionais, como bacon, pepino, cebola na chapa, entre outros. Se por um acaso, você se perguntar onde comer em Criciúma um X-Doce, no Babuja tem. Pão, morango, chocolate, creme de avelã ou doce de leite são as combinações disponíveis. A média de nota dos clientes é 4,6.

5. Santinho Lanches

No Santinho, o X-Salada tem o acréscimo de batata palha além dos ingredientes tradicionais: hambúrguer, presunto, queijo, alface, tomate, milho e ervilha. O cliente pode escolher colocar ou retirar ingredientes e personalizar o lanche.

O cardápio oferece mais de 40 opções de lanches, em diferentes combinações, incluindo opção vegetariana e doce. A lanchonete tem nota 4,6 no Google e fica no bairro Liberdade (15 minutos do Centro).

6. Japa lanches

Mais um lugar onde comer em Criciúma, o X-Salada no Japa é uma combinação de carne, queijo, apresuntado, salada, grãos, vinagrete e maionese caseira. Assim como em outros estabelecimentos, dá para acrescentar cebola, bacon, calabresa, dobro de queijo e personalizar a estrela da casa.

O cardápio dispõe de outros tipos de carne e até de X Camarão. A lanchonete fica no bairro Santa Bárbara (cinco minutos do Centro) e tem nota 4,6 no Google.

7. Visual Lanches

O Visual é mais um dos lugares onde comer em Criciúma o lanche mais tradicional da cidade. Por lá, a combinação é a clássica (com maionese caseira, alface, tomate e grãos), mas dá para turbinar o lanche adicionando cebola, bacon, batata palha, calabresa e até camarão ou Doritos.

A criatividade não tem limites. Assim como outras lanchonetes, essa também tem dezenas de outras opções no cardápio, incluindo as doces. Com média 4,5 no Google, ela fica no bairro Santo Antônio (10 minutos do Centro).

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Abel Moda Vôlei vence primeiro jogo das semis do estadual

A Abel Moda Vôlei venceu neste domingo, 19, o primeiro jogo das semifinais do Campeonato…

Luciano Hang e prefeito de Brusque participam de ação para limpar pichação em ponte da cidade

O empresário Luciano Hang e o prefeito de Brusque, André Vechi, participaram de uma ação…

O que é slow travel e como ela pode transformar sua viagem

Slow travel prioriza calma e contato com a natureza – Foto: iStock/Divulgação Slow travel é…