Blumenau (SC) – A Oktoberfest 2025, que segue até o dia 26 de outubro no Parque Vila Germânica, se destaca não apenas pela cultura, gastronomia e alegria típica dos imigrantes alemães, mas também pela segurança dos visitantes.
Pela primeira vez, o evento conta com um sistema de detecção e alarme contra incêndios totalmente wireless, gerido em tempo real pela empresa Blumenauense Global Sonic.
Segundo Wilson Junior, gerente de desenvolvimento da Global Sonic, a tecnologia, que já é aplicada em indústrias e eventos de grande porte em todo o Brasil, foi adaptada para o complexo da Oktoberfest.
“Fizemos um mapeamento minucioso do Parque Vila Germânica e implantamos nossa metodologia para trazer visibilidade e segurança para os visitantes também em relação a incêndios”, explica.
Mais de 180 dispositivos foram instalados, todos conectados a uma central própria com sistema duplamente criptografado e monitoramento 24 horas por dia.
Em caso de qualquer anormalidade, os sistemas de segurança são ativados imediatamente, assim como os alarmes distribuídos por todo o Parque.
“O ideal é que os sistemas não sejam acionados, mas, se necessário, farão seu papel pela segurança de todos os visitantes”, completa Wilson.
Além do sistema de detecção e alarme, a Global Sonic desenvolveu uma tecnologia inédita para a gestão de recursos hídricos do Parque Vila Germânica.
>>>>> LEIA TAMBÉM: Bastidores da Oktoberfest Blumenau: 6 mil trabalhadores garantem diversão e organização na 40ª edição
O monitoramento remoto dos níveis de água das cisternas garante que, até o momento, não houve nenhum episódio de desabastecimento durante a festa.
Quando os níveis de água registram baixa, outras fontes são acionadas manualmente, mantendo o abastecimento contínuo do complexo.
A Global Sonic, sediada em Blumenau, é especializada em tecnologia e inovação voltada à segurança, com projetos em diversos segmentos pelo país.
A empresa é certificada pela ISO 9001 e reconhecida como um dos melhores lugares para trabalhar, com a certificação Great Place to Work (GPTW). Mais informações podem ser consultadas em globalsonic.com.br