A obra de prolongamento da Via Expressa, a SC-108, em Blumenau, continua parada. De acordo com o Governo do Estado, não há nem prazo definido para a retomada efetiva das obras.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura, os técnicos e a empresa que venceu a licitação, Cetenco, atuam para superar as dificuldades o mais rapidamente possível por saberem da grande importância da obra para Blumenau e região. A proposta visa à construção de uma nova ligação entre a BR-470 e o pé da serra da Vila Itoupava.
A situação não é nova, conforme informado pela Secretaria de Infraestrutura. “Trata-se de um contrato de 2014 que a atual gestão assumiu com uma série de problemas, sobretudo na área ambiental e na questão das desapropriações. A realidade da região mudou nesse período longo”.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Atrasos
Com a ordem de serviço assinada em setembro de 2014, o prolongamento da Via Expressa tinha a previsão de ser entregue até 2017. Entretanto, após um atraso de cerca de 10 anos, o Governo de Santa Catarina havia estabelecido um novo cronograma em 2023, mas a obra voltou a ficar parada neste ano.
A implantação do acesso norte de Blumenau tem como principal objetivo desafogar o trânsito na rodovia Doutor Pedro Zimmermann. Segundo dados da Secretaria de Infraestrutura da Regional Vale, atualmente mais de 12 mil veículos passam pela SC-108 diariamente. Após a conclusão da obra, a expectativa é que esse número aumente, uma vez que a rodovia se tornará um “importante corredor de serviço” na região.

Leia mais notícias
Bairros de Blumenau podem ter interrupção no abastecimento de água nesta sexta; veja quais
Vídeo: Duas pessoas morrem em queda de avião em São Paulo
Motorista morre após batida de frente na BR-470 em Ilhota; veículo seguia na contramão