Balançar as pernas enquanto sentado é um hábito frequente, mas poucos sabem que ele pode revelar estados emocionais ou até condições médicas. O que muitos interpretam como desinteresse tem explicações científicas.
Continua depois da publicidade
Psicólogos e neurologistas explicam que o movimento pode ser uma válvula de escape para o cérebro sob pressão ou a manifestação de distúrbios como ansiedade e síndrome das pernas inquietas.
Além de causar incômodo em quem está por perto, o ato de mexer as pernas involuntariamente pode sinalizar desde estresse até condições neurológicas. Descubra o que seu corpo está tentando dizer.
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Continua depois da publicidade
O cérebro busca alívio no movimento
Segundo o psicólogo Hugo Marietan, balançar as pernas é uma forma inconsciente de liberar tensão. É uma rota de fuga do estresse, da ansiedade ou da sobrecarga mental.
Pesquisadores da Universidade de Harvard apontam que o hábito representa “estimulação cerebral não canalizada”. Quando sobrecarregado, o cérebro usa o corpo para extravasar energia acumulada.
Continua depois da publicidade
O estudo também revela que nem sempre o movimento está ligado ao estresse. Às vezes, é o contrário: o cérebro busca compensar a falta de estímulos sensoriais com pequenos movimentos repetitivos.
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Quando o hábito indica problemas de saúde
Em alguns casos, mexer as pernas excessivamente pode ser sinal de condições médicas. A síndrome das pernas inquietas, por exemplo, é um distúrbio neurológico que causa desconforto e necessidade de movimento.
Pacientes relatam sensação de dor ou formigamento durante repouso, aliviada apenas com o movimento. O problema afeta a qualidade do sono e pode exigir tratamento especializado.
Continua depois da publicidade
Já a ansiedade generalizada também se manifesta fisicamente. Além das pernas inquietas, causa contrações musculares, pálpebras tremulas e sudorese excessiva em situações cotidianas.
Leia também
Você é o tipo que chega antes de todo mundo? A ciência explica o motivo
O que significa quando uma pessoa fica te observando fixamente, segundo a psicologia
Descubra por que olhar para baixo em uma conversa vai muito além da timidez, segundo a psicologia