• Home
  • Geral
  • O que se sabe sobre o alerta de terremoto que assustou moradores de SP e do RJ

O que se sabe sobre o alerta de terremoto que assustou moradores de SP e do RJ

Alerta da Defesa Civil indicou tremores com magnitudes de 4,6 em Ubatuba e 5,5 na Baixada Santista (Foto: Redes sociais, Reprodução)

Moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro foram surpreendidos na madrugada desta sexta-feira (14) com um alerta de terremoto no mar. O aviso foi recebido por celulares com sistema Android por volta das 2h20min. A Defesa Civil de São Paulo nega que tenha emitido um aviso.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O sistema indicou tremores com magnitudes de 4,6 em Ubatuba e 5,5 na Baixada Santista. Apesar do epicentro do terremoto aparecer no mar, o alerta também chegou para moradores da capital paulista e do Rio de Janeiro.

“Até o momento, não há registro de ocorrência relacionada com possível terremoto no estado”, afirma o comunicado, publicado às 3h10min nas redes sociais da Defesa Civil.

A Globo apurou com a Defesa Civil que o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) informou que não foi registrado nenhum abalo sísmico no estado. Também não houve registro de ocorrências pelas equipes das defesas civis municipais.

Continua depois da publicidade

De acordo com o Uol, a tecnologia funciona com sensores dos próprios dispositivos para detectar movimentações sísmicas e pode emitir notificações preventivas com base em dados globais de sismologia.

Reações nas redes sociais

Nas redes sociais, usuários de Android reclamaram do alerta. “Receber uma mensagem de alerta de terremoto em SP, no meio da madrugada, ai já tá demais!”, disse um. “A Defesa Civil aprendeu a mandar alerta e agora até terremoto tá tendo em São Paulo”, escreveu outra.

*Com informações do Uol e do g1.

Leia também

Cidades de SC fazem parceria milionária em busca de soluções para extremos climáticos

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jovem paranaense morre após cair de cachoeira na Grande Florianópolis

Gabriel Natel Paulicio Bongiolo, de 24 anos, será velado em Apucarana, no Paraná (Foto: Redes…

Brasil tem 57 milhões de consumidores com o nome sujo, mas que não sabem

Uma pesquisa da Serasa, que oferece serviços financeiros para pessoas físicas e empresas, identificou 57…