Um “buraco” no céu assustou moradores de Peruíbe, município do litoral de São Paulo conhecido por um suposto pouso de um Objeto Voador Não Identificado (OVNI) em uma plantação em 2017. Diversos registros fotográficos mostram o céu cheio de nuvens envolta de uma parte quase redonda preenchida por azul, com poucas nuvens. As informações são do g1 e do Metrópoles.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Uma moradora chegou a achar que o buraco poderia ser “de outro mundo” pelo “jeito que se abriam”. Na verdade, o fenômeno é explicado pela meteorologia como “Altocumulos estratiforme”.
O especialista em Meteorologia e Agrometeorologia do Canal Geoastrodicas, Rodolfo Bonafim, apontou ao g1 que a nuvem é considerada incomum, mas não tem nenhuma relação com tempestades, apenas com a formação de área de baixa pressão no mar.
— As imagens registram o momento em que gotículas de água, ao subirem a níveis médios da atmosfera, alcançaram temperaturas negativas, tornando-se minúsculos cristais de gelo, propiciando a formação do ‘buraco’ no centro da nuvem — disse.
Continua depois da publicidade
Conhecido popularmente como Fallstreak Hole, o fenômeno não possui nenhuma relação com “extraterrestres” ou OVNIs, como teorizaram diversos moradores nas redes sociais.
A cidade de Peruíbe já possui um histórico com eventos extraterrestes. Desde 2010, o município possui um roteiro ufológico com o objetivo de organizar e planejar a exploração ou investigação de fenômenos relacionados a objetos voadores não identificados (OVNIs) em diversos pontos da cidade.
Já em 2017, moradores relataram que viram uma luz em um terreno e, pela manhã, o campo apareceu amassado em uma longa extensão.
Continua depois da publicidade
Leia também
Caminhão carregado com arroz bate em trem e deixa duas pessoas feridas em Tubarão
Boteco literário: falta de eventos leva estudante catarinense a reunir leitores em praia de SC
Reclusão e leito especial: entenda os cuidados 24h prescritos para o papa Francisco após alta