• Home
  • Política
  • O Grande Debate: Militares e policiais devem ter limitações políticas?

O Grande Debate: Militares e policiais devem ter limitações políticas?

O comentarista José Eduardo Cardozo e a ex-senadora e jornalista Ana Amélia Lemos discutiram, nesta sexta-feira (14), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se militares e policiais devem ter limitações políticas.

Em entrevista à CNN, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limite a participação de militares e policiais nas eleições a tempo de 2026. Para ele, é imperativa uma regra constitucional que retire quem usa farda do ringue político.

Para Cardozo, militares tem que cumprir seu papel no Estado, fora de eleições.

“Militares, policiais, sejam civis ou militares, juízes, membros do MP [Ministério Público], têm que cumprir o seu papel no Estado, independentemente das disputas eleitorais. Eles têm um papel quando juízes de arbitrar essa disputa, quando promotor, de exercer as nobres atribuições dessa instituição nessas disputas”, opinou.

“Enquanto policiais e militares [devem] guarnecer a segurança pública e o Estado. Esse é o seu papel, cabe a eles fazer isso. Contaminar estes serviços pela disputa político-ideológica só traz consequências graves”, prosseguiu.

Para Ana Amélia, os militares que participam de eleições devem ser da reserva.

“Ele falou especificamente em militares. Parece que militares não representaram a sociedade brasileira. A observação que eu faço é que não sejam militares da ativa, sejam militares da reserva”, disse.

“Antigamente a gente tinha, no começo dos anos 1970 e 1980, a representação do capital e trabalho. Eram líderes sindicalistas de um lado e patronais de outro. E aí, se formavam a composição da Câmara. Agora, nós temos uma composição diversificada e eclética”, finalizou.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Equipe de handebol de Brusque é vice-campeã sul-brasileira e classifica para a final nacional

Os meninos do handebol Brusque, categoria mirim sub-12, foram vice-campeões sul-brasileiros em torneio disputado em…

Prefeitura de Brusque realiza nova abordagem social a pessoas em situação de rua

Na noite da segunda-feira, 13, a Prefeitura de Brusque realizou mais uma ação integrada de…

Bete Eccel destaca papel de Lei Federal de Incentivo à Cultura que garante entrada gratuita na 38ª Fenarreco

A vereadora Bete Eccel (PT) elogiou as leis de fomento à cultura que proporcionam eventos…