Em 31 de julho de 1994, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) visitou Brusque. Naquela ocasião, ele era candidato a presidente do Brasil e veio ao município para realizar um comício. A presença de FHC, que foi eleito presidente nas eleições daquele ano, foi destaque na edição impressa do jornal O Município.
No palanque, acompanharam FHC o então candidato a vice na chapa, Guilherme Palmeira (PFL), Jorge Bornhausen, Vilson Kleinubing, Ciro Roza e Paulo Gouvea da Costa.
Durante o comício, FHC lembrou de sua primeira visita a Brusque, em 1976, quando era professor da Universidade de São Paulo (USP). Ele veio à cidade para realizar um ato de oposição à Ditadura Militar no Brasil.

Ex-ministro da Fazenda e protagonista do Plano Real, FHC falou muito sobre economia durante o comício, mas disse que três ministérios seriam prioritários em sua gestão: Educação, Saúde e Agricultura.
“Maioria sem convicção não vale nada. Vote em quem você tem confiança”, disse Fernando Henrique. Ele insistiu que desejava um voto convicto, e não um “voto frouxo”, como definiu a incerteza.
Desconforto
Segundo o jornal, o então candidato a vice na chapa, Guilherme Palmeira, ficou no canto do palanque. O desconforto era nítido. Após o comício em Brusque, foi confirmada a substituição do candidato a vice. Ele deixou a chapa para abrir espaço a Marco Maciel (PFL), que foi eleito vice-presidente ao lado de FHC.
Assista agora mesmo!
Saiba quais foram as primeiras serrarias de Guabiruba: