Três décadas após despontar no mapa turístico, a Praia do Rosa, em Imbituba, passou de refúgio rústico a destino sofisticado sem abrir mão de sua identidade. O equilíbrio entre natureza preservada e desenvolvimento controlado consolidou a região como referência do turismo “hippie chic” em Santa Catarina.
Nos anos iniciais, a Praia do Rosa era um espaço de difícil acesso, praticamente escondido entre morros, trilhas e áreas preservadas. A falta de infraestrutura transformou a região em refúgio para surfistas e viajantes em busca de um estilo de vida simples, conectado à natureza e longe dos centros urbanos.
A comunidade que se formou no entorno da praia tinha forte perfil alternativo. As pousadas eram pequenas e os serviços eram limitados. As ruas de chão e a oferta reduzida de estabelecimentos caracterizavam o cenário simples da época.
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir
-
Praia do Rosa, em Imbituba, é considerada um paraíso catarinense – Divulgação/ PMIFoto 1 de 5
-
Belas paisagens da Praia do Rosa encantam os visitantes – Ao Sul Natural/Divulgação/NDFoto 2 de 5
-
Praia do Rosa, em Imbituba, Sul de SC – Diogo de Souza/NDFoto 3 de 5
-
Baleia franca foi avistada na Praia do Rosa, em Imbituba – Bernardo VillavuevaFoto 4 de 5
-
Surf na Praia do Rosa – Márcio DavidFoto 5 de 5
Crescimento turístico e o surgimento do ‘hippie chic’
Com o passar dos anos, o potencial turístico ganhou visibilidade. A valorização imobiliária e a chegada de novos empreendimentos trouxeram conforto, gastronomia de alto padrão e hotéis de charme, que hoje convivem com o estilo despojado que caracterizou a Praia do Rosa no passado.
Restaurantes renomados, festas e hospedagens atraem um público diverso, incluindo visitantes em busca de experiências premium e viajantes que preferem preservar o contato direto com a natureza. Apesar da modernização, o destino mantém elementos-chave de sua identidade, como trilhas preservadas, foco no surf, observação de baleias e ruas que ainda preservam o aspecto rústico.
Confira fotos comparativas da Praia do Rosa
-
Destino ‘hippie chic’ se reinventa sem perder a essência – Divulgação/Ao Sul Natural/ND MaisFoto 1 de 2
-
Praia do Rosa, 35 anos depois – Divulgação/ Ao Sul Natural/ND MaisFoto 2 de 2