O parque 25 de Julho ficará localizado em Pirabeiraba e será o local que vai abrigar o Palácio das Orquídeas
O parque 25 de Julho, que vai abrigar o Palácio das Orquídeas, deu um passo em direção a implementação em Joinville, no Norte catarinense. O empreendimento, localizado em Pirabeiraba, recebeu a licença ambiental prévia, um dos primeiros passos para regularização.
O projeto prevê a criação de um complexo turístico e de lazer com cinco etapas: a construção do Palácio das Orquídeas, a obra de acesso ao parque, construções em estilo enxaimel, a estufa de apoio e a Casa Krüger. A área útil será de 77.732,47 m².
Obra do Palácio das Orquídeas faz parte do novo parque em Joinville
O Palácio das Orquídeas é um complexo que vai concentrar atividades de turismo, cultura, lazer e educação. Com com investimento de R$ 13,2 milhões, ele é a primeira etada da obra do Parque 25 de Julho.
A estrutura metálica utiliza cerca de 141,6 toneladas de aço. Também serão instalados 1.400 m² de vidros e 1.200 m³ de concreto.
- Com 141,6 toneladas de estrutura metálica e 1,4 mil m² de vidro, o Palácio impressiona mesmo antes de ficar pronto – Secom/Divulgação/ND
- Palácio das Orquídeas começa a ganhar forma e promete ser nova joia do turismo em Joinville – Secom/Divulgação/ND
- Estrutura metálica começa a dar forma ao Palácio das Orquídeas em Joinville – Secom/Divulgação/ND
- Obra segue em ritmo acelerado com 70% do laboratório de botânica concluído – Secom/Divulgação/ND
- Obra avança com montagem de colunas, vigas e arcos que vão sustentar o novo espaço cultural – Secom/Divulgação/ND
Como estão as obras do Palácio das Orquídeas?
Segundo a Prefeitura de Joinville, foi concluída a instalação das estruturas metálicas e está em andamento a reforma de onde vai ser o prédio administrativo.
Agora, as equipes estão trabalhando na elaboração de uma segunda licitação que vai contemplar outras etapas de integrarão da estrutura do parque. No momento, não há previsão para lançamento desta segunda licitação.
As colunas metálicas têm cerca de 7 metros de altura e dão sustentação às tesouras (estruturas triangulares que servirão de base para o telhado do Palácio que será de vidro). Na parte central do prédio, o pé direito deve atingir 12 metros de altura.
- Obra tem custo estimado em mais de R$ 13,8 milhões – Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND
- Projeto executivo do Palácio das Orquídeas – Divulgação/ND
- Espaço deve se tornar nova joia do turismo em Joinville – Divulgação/ND
- Local receberá os visitantes e também estudantes das escolas municipais – Divulgação/ND
- Estufa trará charme de Jardim Botânico de Curitiba para Joinville – Divulgação/ND
Casa Krüger
A Casa Krüger também integrará o novo parque. Tombada como patrimônio histórico e cultural, ela atualmente abriga a central de atendimento ao turista.
Construída em 1890, no estilo enxaimel, a Casa Krüger foi, durante 24 anos, o lar da dona Vanderléa Piske. Ela nasceu em Joinville e morou na casa, com a mãe e os avós, até 1992. Depois disso, o imóvel foi comprado pela Prefeitura de Joinville.
Além de ser um local informativo e receptivo, a Casa Krüger também se destaca por suas exposições, que enriquecem a experiência dos visitantes com a cultura e história locais.
- Casa Krüger fará parte do parque 25 de Julho – Divulgação ND
- Construída em 1890, no estilo enxaimel, a Casa Krüger foi, durante 24 anos, o lar da dona Vanderléa Piske – Divulgação ND
- Casa Krüger fará parte do parque 25 de Julho – MTur/Divulgação