Nova Trento abriga uma das maiores colônias italianas em SC

Cidade que abriga uma das maiores colônias italianas de Santa Catarina é conhecida como a terra de Santa Paulina

Com incertezas e muita esperança, os primeiros imigrantes italianos chegaram ao Brasil em 1874. Hoje, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o país abriga a maior população de descendentes de italianos do mundo, cerca de 30 milhões de pessoas.

Em Santa Catarina, a chegada aconteceu no ano seguinte, em 1875, quando famílias se estabeleceram em diversas cidades. Entre elas, Nova Trento, na Grande Florianópolis, que abriga uma das maiores colônias italianas do Estado e é conhecida como a terra de Santa Paulina.

Santuário de Madre Paulina é um dos destinos de Nova Trento – Foto: Divulgação/Secom/ND

Nova Trento a cidade da Madre Paulina

A menina Amábile Wisentainer, que desembarcou da Itália aos 10 anos, cresceu e se tornou religiosa, sendo beatificada como Madre Paulina, pelo Papa João Paulo II, em 1991.

Assim como os Wisentainers, mais de duzentas famílias se fixaram no Estado. Todas serão homenageadas em um bosque monumental, o Bosco delle Radici ou em português, Bosque das Raízes. O espaço foi cuidadosamente planejado junto à Estufa Cipriani, no bairro Vígolo.

Cada família receberá uma muda de árvore para plantar, que será identificada com nome da família ou homenageado, e poderá visitar o local sempre que desejar para “cuidar” da sua árvore. As mudas escolhida para plantio nesta etapa do projeto será de café, da variedade “coffea arábica”.

O Bosco delle Radice já é considerado como a maior homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil, cuja inspiração veio do bosco do Altopiano dela Vigolana, no Vigolo Vattaro, terra natal de Santa Paulina, localizado em Trento, na Itália.

Bosque tem objetivo de eternizar as raízes

  • Nova Trento é uma das maiores colônias italianas de SC - Divulgação/SECOM/ND
    Nova Trento é uma das maiores colônias italianas de SC – Divulgação/SECOM/ND
  • Duas etapas do plantio já aconteceram - Divulgação/ Vanessa Guarienti/ND
    Duas etapas do plantio já aconteceram – Divulgação/ Vanessa Guarienti/ND
  • Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro em Nova Trento - Divulgação/Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro/ND
    Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro em Nova Trento – Divulgação/Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro/ND
  • Cidade tem forte representatividade religiosa - Divulgação/Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro/ND
    Cidade tem forte representatividade religiosa – Divulgação/Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro/ND
  • Rampa do Santuário Santa Paulina, último ponto do trajeto da rota Caminho do Louvor - Divulgação/Santuário Santa Paulina/ND
    Rampa do Santuário Santa Paulina, último ponto do trajeto da rota Caminho do Louvor – Divulgação/Santuário Santa Paulina/ND
  • Santuário Santa Paulina - Divulgação/iStock/ND
    Santuário Santa Paulina – Divulgação/iStock/ND

A construção do Bosco delle Radici, já passou por duas etapas anteriores de plantio em fevereiro, como comemoração dos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil. Na ocasião foram homenageadas Amábile Lucia Visentainer, a Madre Paulina, e as Irmãs Virgínia Nocolodi e Teresa Ana Maulen, fundadoras da congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.

“O nosso evento tem o principal objetivo de celebrar a cultura italiana e a sua contribuição para a identidade local, simbolizar cada família imigrante por meio do plantio de árvores, eternizando assim as suas histórias e fortalecer o sentimento de pertencimento e a ligação com as origens. Transformando o bosque em um espaço de convivência, reflexão e celebração”, destaca Marileia Cipriani Tomasoni, idealizadora do projeto Bosco della Radici.

Em junho, houve um segundo plantio de mudas, desta vez já iniciando o plantio de café, com homenagem a outras 20 famílias de imigrantes. O plantio contou com a participação de uma comitiva de italianos, vindos de Trento, na Itália.

“A intenção é que, no futuro, cada árvore tenha um QR Code, permitindo ao visitante conhecer as famílias e suas trajetórias. Será um espaço aberto ao público, transformando-se em um museu a céu aberto”, conclui Mariléia.

A grande plantação do Bosco delle Radici acontece no dia 21 de setembro, sábado, a partir das 6h. No evento estão planejados uma Alvorada, com saída em procissão do Cemitério do Santuário Santa Paulina em direção a Estufa Cipriani.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Motorista relata como aconteceu queda de carro no rio Itajaí-Mirim, em Brusque

William Fernandes, de 18 anos, saiu ileso após o carro que conduzia cair no rio…

Secretário de Agricultura de Botuverá vai à Câmara, fala sobre abatedouro e nega responder parte das perguntas

O secretário de Agricultura de Botuverá, Osni Vicentini, participou da sessão da Câmara nesta terça-feira,…

EXPO APEVI 2025: Jaraguá do Sul

A cidade de Jaraguá do Sul , na região Norte de Santa Catarina, se prepara…