Pontos comuns marcaram os discursos dos governadores de Santa Catarina, Jorginho Mello, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, no evento no Lide Brazil Investment Forum, em Nova York, nesta terça-feira (13). Ambos falaram sobre atração de investimentos, economia estadual em crescimento acima da média nacional e avanços em segurança. Além disso, eles conversaram sobre um novo desafio que ambos enfrentam: a necessidade de definir o futuro de ferrovias abandonadas pela concessionária Rumo.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
De acordo com Jorginho Mello, eles combinaram que farão uma reunião para discutir esse assunto. O governo catarinense está elaborando um projeto de lei para viabilizar a estadualização de ferrovias federais e também poder conceder as mesmas à iniciativa privada.
Veja mais imagens do fórum do Lide em Nova York:
Continua depois da publicidade
Organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), o fórum reuniu oito governadores, outras lideranças políticas e empresários do Brasil, Estados Unidos e de outros países.
O presidente do Lide SC e RS, Delton Batista, que articulou a ida dos dois governadores sulistas ao evento, destacou que os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul somam Produto Interno Bruto (PIB) acima de R$ 1 trilhão. Juntos, formam a segunda maior economia do Brasil, só atrás de São Paulo, observou ele.
Na avaliação do governador Jorginho Mello, a disputa comercial entre a China e os Estados Unidos, embora tenha um novo acordo firmado, ainda continua. E isso gera oportunidades para Santa Catarina, tanto de mais vendas externas quanto de atração de investimentos. O governador foi nesse evento acompanhado do secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen.
Também participaram do fórum do Lide os governadores Claudio Castro (Rio de Janeiro); Gladson Cameli (Acre); Ibaneis Rocha (Distrito Federal); Raquel Lyra (Pernambuco); Renato Casagrande (Espírito Santo); e Ronaldo Caiado (Goiás), além do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.
Continua depois da publicidade
Além desse evento, a comitiva do governo de SC teve uma reunião com investidor brasileiro da área de infraestrutura. O diretor da Invest SC, Rodrigo Prisco Paraíso, se reuniu com uma consultoria de Nova York também para falar sobre infraestrutura. A agenda da comitiva teve ainda visita à CNN em Nova York.
Agenda desta quarta-feira
Nesta quarta-feira, o governador Jorginho Mello e secretários de estado participam do evento do Valor Econômico. Depois, visitarão a empresa Google em Nova York. No fim do dia, a comitiva segue para Washington, onde terá série de reuniões quinta e sexta-feira, incluindo visita ao Banco Mundial (Bird) para tratar de financiamentos para obras em SC. Entre os secretários de estado que integram a comitiva estão também Cleverson Siewert, da Fazenda; Beto Martins, da pasta de Portos, Aeroportos e Ferrovias; e Bruno Oliveira, da Comunicação.
Leia também
Empresário de SC revela avanços científicos extraordinários em evento nos EUA
Em Nova York, governador diz que Santa Catarina é a “bola da vez” para investimentos
Multinacional gigante dos EUA atende mensagem rara de industrial de SC
Portos de SC crescem acima da média do país em movimento de cargas no primeiro trimestre
Lideranças de SC têm agenda intensa em Nova York com nomes fortes da economia global