• Home
  • Geral
  • “Não existe ditadura com parlamento forte”, diz Hugo Motta após ser eleito presidente da Câmara

“Não existe ditadura com parlamento forte”, diz Hugo Motta após ser eleito presidente da Câmara

Hugo Motta foi eleito com 444 votos neste sábado (1°) (Foto: Marina Ramos, Câmara dos Deputados)

Eleito neste sábado (1°) com 444 votos, o segundo maior placar da história, Hugo Motta comandará a Câmara dos Deputados pelos próximos dois anos. Durante o discurso de posse, o parlamentar exaltou a democracia e fez analogia ao filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, indicado a três categorias do Oscar. As informações são do g1

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

— Não existe ditadura com parlamento forte. O primeiro sinal de todas as ditaduras é minar e solapar todos os parlamentos. Por isso, temos de lutar pela democracia. E não há democracia sem imprensa livre e independente. Quero aqui agradecer e parabenizar a todos os jornalistas presentes nesse sábado — falou. 

Hugo Motta concorreu com os deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS), que obteve 32 votos, e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), que teve 22 votos. Outros dois votos foram em branco. Com 35 anos, ele é o mais jovem parlamentar da história a comandar a Câmara dos Deputados. 

— Faço um apelo, vamos deixar o Brasil passar. Não se pode mais discutir o óbvio. Nada pior para os mais pobres do que a inflação e a instabilidade na economia […] Defenderemos a democracia porque defenderemos também as melhores práticas e políticas econômicas. Defender a estabilidade econômica é defender a estabilidade social.

Continua depois da publicidade

Como foram as eleições na Câmara dos Deputados

Durante a sua fala, Motta segurou um exemplar da Constituição e replicou o gesto de Ulysses Guimarães ao promulgar a Carta, em 1988. O parlamentar também afirmou que assume a cadeira da Câmara dos Deputados com a prioridade de “servir ao Brasil”. 

— Não posso deixar de lembrar e emocionar que essa é a cadeira do pai de nossa Constituição, Ulisses Guimarães. Assumo a presidência da Câmara dos Deputados com três compromissos, três únicas prioridades: servir ao Brasil, servir ao Brasil, servir ao Brasil”, disse, logo no começo da fala.

Hugo Motta encerrou o discurso com uma frase “ainda estamos aqui”, em referência ao filme de Walter Salles. O filme conta a história de Eunice Paiva, que se torna viúva após o ex-deputado Rubens Paiva (cassado pela ditadura em 1964) ser preso para interrogatório, torturado e assassinado pelo Estado.

Continua depois da publicidade

— Em harmonia com os demais poderes, encerro com uma mensagem de otimismo: ainda estamos aqui.

Leia mais

Hugo Motta é eleito para a presidência da Câmara dos Deputados

“Nem sempre agradaremos a todos”, diz Alcolumbre após assumir a presidência do Senado

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Appel Home celebra 50 anos com evento gratuito e ações sociais em Brusque

Uma das empresas mais tradicionais do mercado têxtil catarinense, a Appel Home — especializada em…

Brusque começa a Série C se mantendo no G-8 com segurança

Mais uma vez, o time do Brusque teve uma atuação sólida na parte defensiva e…

VÍDEO – Homem é socorrido após sofrer convulsão no Centro de Brusque

Um homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros após sofrer uma convulsão no Centro de…