Não corre risco de morte, mas também não está fora de perigo: “a porta está aberta para ambas possibilidades”, disseram os médicos que cuidam do papa Francisco em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (21). As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Como o papa tem 88 anos, os médicos dizem que ele é um “paciente frágil”. Ele responde ao tratamento, mas a condição do pontífice pode mudar a cada dia.
Carta de renúncia de papa Francisco está pronta
— O papa está fora de perigo? Não. É uma infecção importante, com tantos micróbios, em um senhor de 88 anos — disse um deles.
Continua depois da publicidade
Mesmo assim, eles reforçaram que ele não está em perigo de vida. Um dos médicos disse que, naquele momento, Francisco tinha ido para a capela rezar. O papa também mantém o bom humor, e está “sempre a frente deles”.
— A cabeça dele é de alguém de 50, 60 anos. Ele está sempre à frente da gente — diz.
O profissional da saúde contou, com bom humor, que um dia desses, quando ele se aproximou para explicar a condição de Francisco para o próprio, o papa o disse: “Você está querendo se confessar?”
Respondendo às perguntas dos jornalistas, os médicos disseram que não tinham novidades para anunciar. Ainda assim, esclareceram sobre a internação prolongada e falaram dos riscos da condição do papa, diagnosticado com pneumonia bilateral e uma infecção polimicrobiana.
Em um momento, o médico voltou a dizer que o coração do pontífice é bom. Ele não está acamado e respira sem ajuda de aparelhos.
Continua depois da publicidade
— O papa é durão. Quantas outras pessoas suportariam tantas infecções com a carga de compromissos dele? — afirmou.
Papa está melhorando “ligeiramente” dizia último boletim
O boletim mais recente, divulgado na tarde dessa quinta-feira (20), informou que o pontífice está sem febre e que a situação dele é estável.
O boletim divulgado pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, afirma que o papa teve uma leve melhora e está sem febre.
Continua depois da publicidade
“A condição clínica do Santo Padre está melhorando ligeiramente”, informa o comunicado. O papa também está com parâmetros hemodinâmicos estáveis, e seguiu com suas atividades de trabalho após receber a eucaristia.
Já o boletim divulgado no começo da manhã desta sexta-feira informava que o papa estava alerta e se alimentando. Francisco passou uma noite tranquila e se levantou da cama para tomar café da manhã.
“A noite foi tranquila, o papa se levantou e tomou café da manhã em uma poltrona“, afirmou a Santa Sé em um breve comunicado.
O papa está trabalhando e se informado por meio de jornais. Ele consegue se movimentar dentro do quarto no hospital, atende algumas ligações telefônicas e continua alguns afazeres administrativos, conforme a agência Reuters.
Continua depois da publicidade
Nos últimos anos, Francisco enfrentou alguns problemas de saúde: episódios regulares de gripe, dor ciática e uma hérnia abdominal que exigiu cirurgia em 2023. Na juventude, ele desenvolveu pleurisia, que causa dor no peito e dificuldade para respirar, e teve parte de um pulmão removido.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Confira a linha do tempo da saúde do papa Francisco
Quem assume a sucessão quando o Papa Francisco morrer