O Museu de Arte de Blumenau (MAB) e o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva firmaram parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) para um evento em celebração ao Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira (6). A programação será realizada a partir das 14h, na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), e contará com a presença de voluntárias da rede e pacientes em tratamento.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
O evento, intitulado “Revivendo memórias e inspirando o futuro”, terá uma roda de conversa sobre a participação das mulheres na história de Blumenau. Serão relembradas quatro personalidades femininas que marcaram o desenvolvimento do município: Rose Gaertner, pioneira no teatro local; Bertha Blumenau, esposa do fundador da cidade; Elsbeth Koehler, fundadora da Maternidade Johanna Stiff; e Elke Willecke, fundadora da RFCC de Blumenau.
Além do bate-papo, a Banda Municipal de Blumenau fará uma apresentação especial, e o encontro será encerrado com um café de confraternização.
Homenagem à trajetória de mulheres marcantes
As quatro personalidades homenageadas desempenharam papéis fundamentais na história de Blumenau.
- Rose Gaertner chegou à colônia em 1850 e foi pioneira no teatro local. Além disso, dirigiu a Companhia Fluvial a Vapor Blumenau-Itajaí, tornando-se uma referência feminina na cultura e no transporte da época.
- Bertha Repsold Blumenau, esposa do fundador Hermann Blumenau, foi uma figura influente no desenvolvimento da cidade, contribuindo para a educação e o bem-estar da comunidade.
- Elsbeth Koehler, com forte atuação na filantropia, ajudou a fundar a Sociedade das Senhoras Evangélicas de Blumenau em 1907 e presidiu a entidade por 40 anos, promovendo assistência a gestantes e crianças.
- Elke Willecke, além de fundar a RFCC, ajudou a criar entidades como a Casa da Amizade e a Apae de Blumenau. Em 1972, sete anos após fundar a rede, foi diagnosticada com câncer de mama e precisou passar por uma mastectomia radical, o que a aproximou ainda mais da causa.
Leia mais
Dengue: Blumenau tem 186 notificações da doença; vacinas seguem disponíveis
FOTOS: Juntas, mãe e filha blumenauenses brilham na Sapucaí no Carnaval brasileiro
Trânsito: Corredor de ônibus da Rua 2 de Setembro, em Blumenau, é liberado