Faleceu na noite desta terça-feira (15), às 18h23, em São Paulo, Dom Angélico Sândalo Bernardino, primeiro bispo da Diocese de Blumenau. Ele tinha 92 anos e morreu na residência do padre Antônio Leite Barbosa Júnior, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada na Vila Zatt, região da Brasilândia, na capital paulista.
Desde novembro de 2024, Dom Angélico enfrentava complicações de saúde. Ele ficou internado e passou por cirurgias no Hospital Santa Catarina, em São Paulo. Após receber alta, permaneceu sob cuidados domiciliares.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Natural de Saltinho (SP), Dom Angélico teve trajetória marcante na Igreja Católica brasileira. Foi bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, ao lado do então cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, e foi nomeado pelo Papa João Paulo II como o primeiro bispo da recém-criada Diocese de Blumenau, onde permaneceu até sua aposentadoria, em 2009.
Velório e sepultamento
De acordo com nota oficial divulgada pela Diocese de Blumenau, o velório terá início na quarta-feira (16), às 8h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. Às 15h será celebrada a Santa Missa de corpo presente, presidida por Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo.
Após a celebração, o corpo será trasladado para Blumenau. A chegada está prevista para as 10h da manhã de quinta-feira (17), na Catedral São Paulo Apóstolo.
A Diocese também informou que será celebrada a Missa de exéquias às 14h, seguida do sepultamento de Dom Angélico na cripta da própria Catedral.
“Unamo-nos em oração pela alma deste pastor que dedicou sua vida à Igreja e ao povo de Deus”, diz a nota assinada pela assessoria de comunicação da Diocese de Blumenau.
Leia Mais
Motorista que morreu após carro cair em ribeirão, em Timbó, é identificado
“Sempre é bom prender uma liderança”: delegado de Polícia Civil fala sobre prisão de líder de facção criminosa em Blumena
Médico e enfermeira são agredidos em ESF no bairro Velha Grande, em Blumenau
Participe dos canais do Portal Alexandre José