Moradores de Blumenau estão enfrentando dificuldades para encontrar medicamentos nas unidades de saúde da cidade. Entre os remédios em falta estão os de uso contínuo para controle da pressão arterial e diabetes, além de antibióticos.
“Não tem mais remédio no Ambulatório Geral da Velha. Tenho que comprar, e pra gente que ganha um salário mínimo tá difícil”, disse a moradora Arcelina de Souza.
Segundo os pacientes, a escassez dos medicamentos já ocorre desde dezembro do ano passado.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
O que diz a Prefeitura
A Secretaria de Saúde de Blumenau informou, por meio de nota, que houve falta de alguns medicamentos no final de 2024 e no início deste ano por diferentes motivos, como problemas na entrega, falta de insumos para produção e atrasos nos pedidos.
Ainda segundo a pasta, a situação já foi regularizada e a chegada dos remédios às unidades de saúde está prevista para os próximos dias.
Enquanto isso, a prefeitura orienta os pacientes a retirarem os medicamentos para pressão arterial gratuitamente nas unidades da Farmácia Popular.
O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, afirmou que está acompanhando de perto a situação para garantir que os medicamentos sejam restabelecidos o quanto antes na rede municipal.
Leia mais notícias
Blumenau confirma primeiros casos de dengue em 2025 e prefeitura monta comitê para ações contra doença
Em 1° julgamento do ano, Tribunal do Jurí de Blumenau condena homem por matar companheira a facadas; relembre o caso
Orçamento de 2025 de Blumenau tem déficit de R$ 372 milhões; Prefeito assina decreto para redução de gastos