Blumenau, em parceria com a Defesa Civil e a Caixa Econômica Federal, anunciou que os moradores da cidade afetados pelas enxurradas de fevereiro (nos dias 12, 13 e 17) já podem solicitar o resgate do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida foi viabilizada após o reconhecimento da situação de emergência pela Portaria nº 674 do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
O decreto de situação de emergência teve como objetivo agilizar a reconstrução das áreas mais atingidas, mas também oferece apoio às vítimas.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Quem tem direito
Para ter direito ao resgate do FGTS, o morador precisa ter registrado a ocorrência na Defesa Civil de Blumenau, pelo número 199. Aqueles que não fizeram o registro devem acionar a Defesa Civil para avaliação.
O próximo passo é baixar o aplicativo do FGTS no celular e seguir as instruções para solicitar o benefício, incluindo o preenchimento dos dados da ocorrência registrada na Defesa Civil.
O secretário de Defesa Civil, Carlos Menestrina, comentou sobre o andamento das ações de reconstrução e destacou as boas perspectivas em relação à liberação de recursos para o reparo das áreas afetadas. “Continuamos em contato com o Governo Federal para a liberação dos recursos, e após a visita da equipe técnica na última semana, temos uma boa perspectiva de solução”, concluiu Menestrina.
Leia mais
68,9% das águas do Litoral catarinense estão próprias para banho, diz IMA
Apostas para a Dupla de Páscoa começam nesta segunda-feira
Blumenau adota tecnologia para facilitar prestação de contas de pedágios solidários