A Defesa Civil de Balneário Camboriú liberou o cadastro preliminar das ruas afetadas pela forte chuva do dia 16 de janeiro. Com isso, os moradores atingidos por alagamentos ou deslizamentos poderão solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) junto à Caixa Econômica Federal (CEF). A medida tem como objetivo fornecer suporte financeiro às famílias que tiveram prejuízos materiais.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
No dia 16 de janeiro, Balneário Camboriú teve um grande volume de chuva e diversas famílias foram afetadas, perdendo casa, móveis, eletros e itens pessoais. No total foram 197,8 milímetros de chuva, quase o esperado para todo o mês de janeiro na cidade (215 mm). Mais de 68 pontos da cidade sofreram com alagamento e inundações, carros submersos e pessoas desabrigadas que foram obrigadas a sair de casa e deixar tudo para trás.
Para se habilitar ao saque, o trabalhador precisa comprovar que sua residência foi impactada pelas chuvas, apresentando documentos como identidade, carteira de trabalho, comprovante de residência emitido até 120 dias após o desastre e imagens do imóvel danificado. O pedido pode ser feito pelo aplicativo FGTS ou presencialmente em uma agência da CEF.
O valor máximo a ser liberado é de R$ 6.220 por conta vinculada, desde que o trabalhador não tenha realizado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. Com base nas ocorrências registradas pela Defesa Civil e no levantamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família, estima-se que cerca de 400 famílias em Balneário Camboriú tenham direito ao benefício.
Continua depois da publicidade
A lista das ruas cadastradas foi divulgada pela Defesa Civil, e os moradores que não encontrarem seu endereço devem informar a situação pelo link: https://forms.gle/kjQAKygL7QvcACPL8.
Como solicitar o saque pelo aplicativo FGTS:
- Acesse o aplicativo FGTS;
- Vá até a opção “Meus Saques”;
- Escolha “Outras Situações de Saques”;
- Selecione “Calamidade Pública”;
- Informe o município de residência;
- Escolha a forma de recebimento do FGTS;
- Anexe os documentos solicitados;
- Confirme a solicitação.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil pelo telefone (47) 99232-4928.
Leia também
Por que meteorologia não previu enxurrada em Balneário Camboriú e Itajaí