• Home
  • Política
  • Ministro das Relações Exteriores debaterá inteligência artificial em Paris

Ministro das Relações Exteriores debaterá inteligência artificial em Paris

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, participará, nesta semana, da Cúpula de Ação em Inteligência Artificial, em Paris, na França.

De acordo com o Itamaraty, o ministro participará de um painel nesta segunda-feira (10). Ele falará sobre a experiência brasileira “em governança digital, promoção da integridade da informação e defesa da democracia, elementos centrais dos debates internacionais sobre a IA”.

O evento em Paris vai abordar cinco eixos:

  • IA a serviço do interesse público
  • IA e o futuro do trabalho
  • Inovação e cultura
  • IA e confiança no meio digital
  • Governança global de IA

Em nota, o Itamaraty informou que o Brasil defende que a governança da IA seja elaborada de forma a promover o desenvolvimento e a reduzir desigualdades, com respeito aos direitos humanos e acesso não discriminatório.

“Nesse contexto, considera que as Nações Unidas devem estar no centro da discussão e das decisões sobre IA, por meio de diálogo aberto e equitativo, reconhecendo as necessidades e as prioridades de todos os países, em linha com a implementação do Pacto Digital Global, aprovado em setembro passado”, afirma.

O Brasil lançou, no ano passado, o chamado Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (IA para o Bem de Todos). A intenção é “alavancar o desenvolvimento econômico e social do país, em contexto de marco regulatório que garanta sua utilização segura, responsável e confiável”, afirma o Itamaraty.

“Busca-se assegurar que os benefícios econômicos gerados por esse novo cenário sejam distribuídos para toda a sociedade, em vez de ampliar a concentração de poder e riqueza.”

Um projeto que trata da regulação do uso da Inteligência Artificial no país foi aprovado pelo Senado no fim do ano passado. Agora, o texto está pronto para a análise na Câmara, sem previsão de data. Nem todos os deputados federais ficaram contentes com o conteúdo do projeto aprovado pelos senadores e com a maneira como estes tocaram o tema. Por isso, a perspectiva é que o texto sofra mudanças.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Barateiro Futsal perde em casa no jogo de ida da final do Catarinense feminino

No jogo de ida da final do Campeonato Catarinense de Futsal Feminino, o Barateiro Havan…

Homem é preso em Brusque por suspeita de abusar da filha quando ela tinha 9 anos

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu, na tarde de sexta-feira, 28, um homem de…

IMA divulga relatório de balneabilidade

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulga o relatório de…