• Home
  • Segurança
  • Menino autista não recebe atendimento médico por erro de agendamento na Policlínica de Guabiruba

Menino autista não recebe atendimento médico por erro de agendamento na Policlínica de Guabiruba

Um menino autista de 8 anos não recebeu atendimento fonoaudiológico na Policlínica de Guabiruba mesmo com horário marcado na tarde de segunda-feira, 12. A mãe entrou em contato com o jornal O Município para relatar o ocorrido.

Segundo ela, além do transtorno do espectro autista, o menino também possui Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositor Desafiador (TOD). Ele faz uso de medicação controlada.

Após o ocorrido, a mãe registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil do município. Conforme o relato, o menino aguardava há quase um ano por uma consulta com um profissional. Ao chegar à Policlínica, às 14h, horário marcado, foi orientada a esperar pela médica.

Depois de algum tempo, a mãe procurou a secretaria da unidade e constatou que o nome do filho não constava na fila de atendimentos. Ainda segundo o boletim, um papel com os dados da criança, entregue a uma das atendentes, teria sido descartado no lixo por uma funcionária. Ao final, foi constatado que não havia nenhuma consulta marcada para a criança.

“Foi um descaso total. O meu filho é um bom menino e, no fim, até deu tchau para as funcionárias. Quando eu estava saindo do posto, já me pediram perdão e disseram que outra consulta seria marcada. Mas, mesmo assim, fui até a delegacia registrar o boletim, porque isso não existe. Foi um constrangimento para ele”, afirmou.

Questionada pela reportagem, a Secretaria de Saúde informou que houve uma duplicidade de agendamento na unidade e que a consulta do menino foi remarcada para às 14h desta terça-feira. A mãe informou que pretende retornar à unidade, mas depende de transporte.

A reportagem questionou se o erro foi humano ou do sistema, mas até o momento da publicação esse ponto não foi esclarecido.

Outra informação que consta no boletim é que a mulher perguntou ainda na Policlínica se havia profissionais para atender o filho e foi dito a ela que havia. Porém, em resposta da secretaria, foi informado que não havia médicos para o atendimento.

Leia também:

1. Carlos Renaux chega às semifinais do Catarinense Sub-21
2. Cratera aparece em ponte do bairro Dom Joaquim, em Brusque, e causa transtornos no trânsito
3. Frio intenso segue fora da previsão para Brusque em maio; veja detalhes
4. Inscrições para Desfile do Colono da Festa da Integração, em Guabiruba, estão abertas
5. Presidente do TRE-SC, desembargador brusquense é responsável por “preparar terreno” para eleições de 2026


Assista agora mesmo!

Com história de superação, Celebration Beat foi casa de duplas sertanejas:

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

T-Rex Handebol avança às finais da Liga SC Mirim

O T-Rex Handebol alcançou uma grande conquista ao se classificar para as finais da Liga…

22 de outubro de 2025

22 de outubro de 2025 – Jornal do Médio Vale …

foi um prazer representar o Quadricolor

O técnico Bernardo Franco anunciou a sua saída do comando do Brusque. Ele assumiu o…