Em Joinville, rotas como a Estrada Bonita e a Rota das Flores oferecem experiências de turismo rural que incluem passeios de trator e jardins sazonais
Em Joinville, maior cidade de Santa Catarina, o turismo rural revela paisagens e locais para se conectar com a natureza. Entre as rotas estão a Estrada Bonita, os Caminhos do Piraí e a Rota das Flores.
Segundo o Guia Visite Joinville, cada uma dessas rotas oferece serviços específicos e experiências como cafés coloniais, trilhas, cachoeiras e até um passeio de trator.
Caminhos do Piraí
Cercado de montanhas e vastos arrozais, a região se destaca pela cachoeira e pelo verde em contraste com o céu azul. Há também estradas que permitem pedalar, caminhar e observar a diversidade da flora e fauna, com destaque para a variedade de pássaros que habitam os arrozais.
É possível explorar propriedades rurais que oferecem desde piqueniques até turismo pedagógico, cervejarias artesanais, fazendinhas e parques aquáticos. O destaque da região é o Salto do Piraí, uma cachoeira com 160 metros de altura em área de preservação.
A cachoeira fica na região da Usina Hidrelétrica do Piraí, a mais antiga de Santa Catarina e uma das únicas do país a gerar energia sem sofrer interrupções, desde sua inauguração. A Praça da Energia, instalada no local, tem como objetivo valorizar o patrimônio histórico e ambiental.
- Caminhos do Piraí faz parte do turismo rural de Joinville – Divulgação/Prefeitura de Joinville/ND
- A Usina Hidrelérica do Piraí, a mais antiga de Santa Catarina, localizada na Estrada do Salto – Comunicação Celesc
- A Usina Hidrelérica do Piraí, a mais antiga de Santa Catarina, localizada na Estrada do Salto – Divulgação/Celesc/ND
Na rota do Caminhos do Piraí, produtos coloniais e orgânicos também estão à venda em sítios e feiras, reforçando o vínculo entre tradição e sustentabilidade.
Rota das Flores
Joinville é conhecida como a Cidade das Flores, e essa fama vai além dos canteiros urbanos. A Rota das Flores, na zona rural, reúne produtores de plantas ornamentais para jardins e flores em vasos.
Um dos destaques é o Parque Hemero, onde jardins com espécies sazonais formam um espetáculo visual a cada época do ano. O espaço conta com trilhas, lago ornamental, capela ecumênica e café rural.
Além disso, também acontece o Festival dos Girassóis, cujo florada está no seu auge e vai até o dia 10 de agosto.
- No Festival de Girassóis, milhares deles são plantados em um dos jardins do parque Hemero – Mauro Artur Schlieck/Divulgação
- O parque Hemero é a principal atração turística de flores o ano inteiro em Joinville – Visite Hemero/Redes Sociais
- Festival dos Girassóis vai até o dia 10 de agosto. – Divulgação
O turismo rural de Joinville na Estrada Bonita
Com cerca de cinco quilômetros de extensão, a Estrada Bonita, localizada no bairro Rio Bonito, faz jus ao nome. O percurso ladeado por riachos, colinas verdes e propriedades rurais é ideal para quem aprecia o cicloturismo, caminhadas tranquilas ou simplesmente boas paradas para apreciar a paisagem.
A rota é marcada pelos cafés coloniais com melado artesanal, bolachas caseiras, geleias, cucas e cafés servidos em casas aconchegantes.
Entre os atrativos, estão o Museu Duas Rodas, com o maior acervo de motos e bicicletas antigas da América Latina, ele funciona nos sábados e domingos, das 8h às 18h.
Além disso, no local também é possível fazer um passeio de trator na tradicional propriedade Ango Kersten.
- Portal de Entrada da Estrada Bonita no distrito de Pirabeiraba, em Joinville – Joice Kersten Reissner/Divulgação
- Portal de Entrada da Estrada Bonita no distrito de Pirabeiraba, em Joinville – Joice Kersten Reissner/Divulgação
- Também na Estrada Bonita se encontra o Alles Blau Cuca e Café, cujo destaque são as cucas caseiras – Redes Sociais/Divulgação