O presidente Lula (PT) se reuniu com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta quinta-feira (8) em um jantar oferecido pelo líder russo em Moscou. O encontro acontece um dia antes do chamado “Dia da Vitória”.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Lula chegou a Moscou por volta das 12h15 (horário local), 06h15 em Brasília, de quarta-feira (7). Ele irá acompanhar o desfile militar que marca os 80 anos do Dia da Vitória.
A data, nesta sexta-feira (9) relembra a vitória soviética e de países aliados sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A visita de Lula à Rússia busca sinalizar a independência da política externa do Brasil. Contudo, analistas apontam que a ação pode reforçar um alinhamento ideológico com a Rússia.
Continua depois da publicidade
A viagem tem sido critica pela oposição de Lula, já que o evento seria usado como propaganda política de Putin, que está desgastado na comunidade internacional por conta da guerra com a Ucrânia.
O presidente Lula busca se colocar como um possível mediador para um acordo de paz, e fez uma proposta junto com a China. Porém, ele criticado por ucranianos que visualizam uma postura a favor de Putin.
*Com informações de g1 e CNN Brasil
Leia também
Líderes mundiais se manifestam após eleição do papa Leão XIV
Zelensky declara que Putin irá morrer “em breve” e crava previsão para fim do conflito