• Home
  • Geral
  • Lula diz que Zelensky foi humilhado por Trump na Casa Branca: “Cena grotesca”

Lula diz que Zelensky foi humilhado por Trump na Casa Branca: “Cena grotesca”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou neste sábado (1º) sobre o “bate-boca” entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que ocorreu na Casa Branca, na última sexta-feira (28). A jornalistas, Lula definiu a discussão como “grotesca”. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O presidente do Brasil adicionou, ainda, que Zelensky foi humilhado por Trump durante o encontro no salão oval da Casa Branca.

— Eu, sinceramente, não sou diplomata. Mas acho que a diplomacia, desde que o planeta Terra foi criado, desde que a diplomacia foi criada, não se via uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa como aquela que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca. Acho que o Zelensky foi humilhado. Acho que, na cabeça do Trump, o Zelesnky merecia isso. Acho que a União Europeia foi prejudicada com o discurso — disse Lula à imprensa uruguaia.

Relembre o episódio

Na reunião, que era transmitida ao vivo, Trump pressionou Zelensky para aceitar um acordo com a intenção de colocar um fim na guerra da Ucrânia, que teve início em 2022, após a invasão russa no território.

Continua depois da publicidade

Durante o governo Biden, os Estados Unidos eram aliados da Ucrânia. A partir da posse de Trump, as aproximações do líder com o presidente Vladimir Putin, da Rússia, aumentaram.

A discussão entre os presidentes começou no fim do encontro, que serviria para debater um acordo sobre exploração de minerais no território da Ucrânia. Na ocasião, Zelensky se mostrou desconfiado sobre o compromisso de Putin com encerrar a guerra, e o chamou de “assassino”.

Foi quando o vice-presidente americano JD Vance, presente na reunião, disse: “Senhor Presidente, com todo o respeito. Acho desrespeitoso da sua parte vir ao Salão Oval e tentar debater isso diante da mídia americana”. Zelensky tentou replicar, mas Trump levantou a voz:

— Você está jogando cartas, você está apostando a vida de milhões de pessoas, você está fazendo uma aposta com a Terceira Guerra Mundial. Você está jogando com a Terceira Guerra Mundial. E o que você está fazendo é muito desrespeitoso ao país. A este país, que o apoiou muito mais do que muitas pessoas disseram que deveria — disse o presidente dos EUA, em tom acalorado.

Continua depois da publicidade

Após discussão, encontro terminou sem acordo

Por conta do bate-boca, os Estados Unidos e a Ucrânia não assinaram o acordo sobre a exploração das terras raras ucranianas. Na última semana, os dois países haviam chegado a um entendimento sobre o assunto. As regiões em questão têm minerais valiosos, como manganês, urânio, titânio, lítio, minérios de zircônio, além de carvão, gás e petróleo.

O acordo é vital para a Ucrânia, que tem o desejo de manter o apoio dos Estados Unidos na guerra. Trump vê a exploração dos recursos como uma forma de o governo ucraniano “retribuir a ajuda financeira” enviada pelos norte-americanos.

Lula falou sobre respeito ao outro

Comentando o episódio, Lula afirmou que “não é possível a gente falar em democracia se não há respeito ao outro ser humano”.

Para o petista, a discussão prejudicou a União Europeia. Lula disse esperar que, após o bate-boca, “todo mundo tenha aprendido uma lição”.

Continua depois da publicidade

— É bem possível que a Europa fique responsável pela manutenção da OTAN e é bem possível que a Europa seja responsabilizada pelo desastre que está acontecendo. Quando, na verdade, não é um problema de nenhum país. É um problema de responsabilidade de gente que não quer discutir a paz e que prefere discutir guerra. Somente a paz é capaz de trazer ao mundo a normalidade e a gente viver com prosperidade e com distribuição de riqueza para o nosso povo — continuou Lula.

O presidente voltou a defender que é necessário construir diálogo entre Rússia e Ucrânia para que a guerra chegue ao fim. O conflito já dura três anos.

Lula diz que o país tem defendido um acordo entre os dois países, e que “muito dinheiro” já foi gasto no conflito.

— Acho que não tem paz se não houver participação dos dois presidentes que estão em conflito. O que é preciso é tomar uma decisão correta se o mundo quer paz, acho que o mundo precisa de paz — finalizou.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Jean Laurindo

Leia também

Combate à corrupção não é prioridade no Brasil; sentimento é de desencanto

Moraes reage a críticas de Trump e autoridades dos EUA: “Deixamos de ser colônia em 1822”

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Globo divulga as primeiras imagens do novo visual de Raquel em Vale Tudo

Raquel vai passar por uma transformação nos próximos capítulos da novela (Foto: Reprodução, TV Globo)…

Indaial recebe a 2ª Etapa do Circuito Catarinense de Skate

Nos dias 05 e 06 de julho, a cidade de Indaial/SC será sede da 2ª…

Mais de dez pitbulls são resgatados após serem abandonados em Balneário Camboriú

Mais de dez cães da raça pitbull foram encontrados abandonados em uma área de mata…