Procurando um lugar para mergulhar em SC? Com dezenas de praias paradisíacas, Bombinhas pode ser uma excelente opção
Quando o assunto é lugar para mergulhar em SC, Bombinhas é um dos destinos mais procurados pelos praticantes no estado. Com águas límpidas, rica biodiversidade e a possibilidade de mergulhar em qualquer estação do ano, a cidade recebeu o título informal de “Capital do Mergulho Ecológico”.
Diversas operadoras de mergulho operam passeios e oferecem equipamentos, atividades e aulas para iniciantes e mergulhadores mais experientes. Em um dos locais listados, é possível chegar perto de um navio que afundou há mais de 100 anos.
É possível praticar o mergulho livre (apneia ou snorkeling) e o mergulho autônomo (com equipamentos SCUBA), que permite maior tempo de submersão e a exploração de profundidades maiores.
Além das praias de águas rasas e transparentes, outros pontos oferecem beleza exuberante, águas límpidas, biodiversidade marinha e verdadeiros “tesouros” escondidos, como restos do naufrágio e até uma escultura submersa.
Veja 4 opções paradisíacas no melhor lugar para mergulhar em SC
Ilha do Macuco
Também conhecida como Ilha do Amendoim devido ao seu formato, é um dos pontos mais procurados para mergulho em Bombinhas. Por fazer parte do Parque Natural Municipal Morro do Macaco, a ilha é uma área de preservação com uma rica biodiversidade marinha.
- Ilha do Macuco guarda navio submerso. – Sectur Bombinhas/ND
- Local é um dos mais procurados para a prática – Sectur Bombinhas/ND
- Ilha do Macuco também é conhecida como Ilha do Amendoim. – Sectur Bombinhas/ND
Um dos grandes diferenciais do mergulho na Ilha do Macuco é a presença do navio Orion, que naufragou na região em 1915, após sair de Florianópolis com destino a Itajaí.
Vídeo mostra vista de quem mergulha no local onde navio está submerso. – Vídeo: @zimbrosecotour/Instagram/ND
Ilha do Arvoredo
No Arvoredo, a atividade ocorre no sul da ilha, em área fora dos limites da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo – REBio, pois dentro de sua área a atividade é restrita para fins de pesquisa e com autorização do ICMBio.
- No local, é possível encontrar grande biodiversidade marinha. – Cibele Sanches/ND
- Ilha faz parte de uma reserva biológica. – Louise Stefany/Sectur Bombinhas/ND
- Parte Sul da ilha é recomendada para mergulhos. – Louise Stefany/Sectur Bombinhas/ND
Lagoinha
Ao lado da Praia do Embrulho, a Lagoinha é como uma piscina natural de água salgada. Suas águas tranquilas e transparentes, cheias de peixinhos coloridos, a tornam ideal para o mergulho de superfície.
- Águas são tão calmas quanto as de uma lagoa. – Sectur Bombinhas/ND
- Praia da Lagoinha, em Bombinhas. – Sectur Bombinhas/ND
- Local é paradisíaco. – Sectur Bombinhas/ND
Sepultura
Considerada um dos cartões-postais da cidade, é famosa por suas águas calmas e cristalinas, que abrigam uma grande diversidade de peixes, corais e, por vezes, tartarugas marinhas.
- Praia da Sepultura tem até escultura escondida. – Sectur Bombinhas/ND
- Praia da Sepultura, uma das mais conhecidas em Bombinhas – Divulgação Setur Bombinhas/ND
Na Praia da Sepultura é possível realizar tanto o mergulho de flutuação, como o livre e o autônomo. No fundo do mar está uma obra de arte do artista plástico Pita Camargo, a Bio Vida III.
