• Home
  • Política
  • Líder do PL quer votar projeto da anistia na Câmara a partir de 8 de abril

Líder do PL quer votar projeto da anistia na Câmara a partir de 8 de abril

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), quer votar o projeto da anistia a envolvidos no 8 de janeiro de 2023 no plenário da Casa a partir de 8 de abril.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), responsável pela pauta do plenário da Casa, está em agenda no Japão ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Quem comandará a Câmara nestes dias é o vice-presidente da Casa, Altineu Côrtes (PL-RJ). No entanto, Sóstenes descartou que a oposição queira pautar, para esta semana, um requerimento de urgência para o projeto de lei sem o aval de Hugo Motta.

Altineu e Hugo têm um bom relacionamento, e é muito raro que presidente e vice da Câmara tomem decisões que contrariem um ao outro.

Nestes próximos dias, os parlamentares da oposição devem se focar em estratégias que possibilitem chegar a um consenso e colocar o texto em votação. A ideia do líder do PL é voltar a conversar com o Hugo Motta e líderes de partidos que apoiam o projeto na semana que vem para discutir eventuais procedimentos.

Em princípio, esse projeto teria que passar por uma comissão especial, que nunca funcionou, e só depois chegaria ao plenário.

A vontade de Sóstenes é conseguir votar a urgência e o mérito do texto na semana de 7 de abril.

Sóstenes alega já ter mais de 300 votos a favor do projeto, com ao menos nove partidos ao seu lado. Ele fala querer aprovar a matéria com uma margem ampla para mostrar a suposta força da iniciativa. Há dúvidas se no Senado a anistia teria tanto apoio.

Nesta semana, o plenário da Câmara só deve votar pautas consensuais, incluindo projetos da bancada feminina e questões internacionais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Veja como ficou a nova abertura do Fantástico

Isadora Cruz é a atriz que revive a famosa abertura do Fantástico (Foto: Divulgação, Globo)…

Pedofilia: criação de cadastro nacional avança na Câmara

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou na semana passada o Projeto…

Alzheimer e jejum: autópsia de Gene Hackman revela problemas de saúde nos dias finais do ator

A autópsia final do ator Gene Hackman, encontrado morto em fevereiro ao lado da esposa,…