Um jovem de 18 anos ficou preso no topo de um pinheiro de aproximadamente 20 metros de altura por cerca de cinco horas durante a colheita de pinhão no interior de Painel, na Serra catarinense. O caso aconteceu na tarde desta quarta-feira (16) e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Lages.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
De acordo com informações repassadas pelos bombeiros, o rapaz subiu na árvore por volta das 14h, quando, ao chegar à copa, sofreu um mal súbito e não conseguiu mais descer. Moradores da região acionaram o socorro por volta das 16h, relatando a situação.
Duas equipes especializadas foram enviadas até o local com equipamentos adequados para a operação de resgate em altura.
No momento em que os socorristas chegaram, o jovem estava consciente, mas apresentava desorientação, sinais de frio, leve desidratação, fraqueza e estava sem equipamentos de segurança, segundo os bombeiros.
Continua depois da publicidade
A operação, que durou aproximadamente duas horas, utilizou sistemas de acesso vertical com cabos para garantir a segurança do resgate. O jovem foi estabilizado e entregue à família após avaliação médica, sem lesões graves.
Secretaria de Saúde de Lages iniciou uma campanha após acidentes em áreas rurais
Neste mês de abril, em que começou a colheita de pinhão, a Secretaria Municipal da Saúde de Lages, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), lançou uma campanha de prevenção com foco na conscientização após acidentes registrados logo na primeira semana da colheita na região serrana, segundo informações da Prefeitura de Lages.
Recomendações de segurança
As recomendações incluem o uso de equipamentos adequados, a adoção de práticas seguras e a atenção especial ao terreno e às condições climáticas.
Entre as principais orientações, está a recomendação para que os trabalhadores evitem escalar pinheiros. A indicação é priorizar a coleta dos pinhões que já estão no solo ou, se necessário, utilizar varas adaptadas, sempre com os pés firmes no chão.
Continua depois da publicidade
Além disso, o uso de luvas e calçados com solado antiderrapante também é recomendado, assim como o cuidado redobrado em terrenos irregulares e não colher próximo à rede elétrica.
Em caso de acidente, a orientação é de que a população siga protocolos básicos de primeiros socorros, mantenha a calma e acione os serviços de emergência pelos números 193 (Bombeiros), 192 (SAMU) ou 199 (Defesa Civil).
Leia mais
Cárcere e tapa no rosto: MP denuncia vice-prefeito de Lages por crimes de lesão corporal
Até quando vão as obras de pavimentação asfáltica na Serra do Corvo Branco, em SC