Pode até mudar, mas vai ser muito difícil explicar. Depois de dizer em fevereiro que está com Jorginho Mello (PL), o prefeito de Joinville, Adriano Silva (NOVO), agora está totalmente “abraçado” pelo projeto de reeleição do atual governador do Estado. Nesta sexta-feira (14), os dois estiveram juntos no projeto SC Levado a Sério, onde Jorginho vai até os prefeitos. Em uma foto, os dois aparecem sorridentes e apontando um para o outro.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A relação entre ambos é irreversível. Lá, em meados de 2026, será difícil para Adriano explicar qualquer mudança de posicionamento. Nesta sexta, por exemplo, ele afirmou: “Joinville está sendo valorizada como nunca antes. Esses investimentos vão transformar a infraestrutura, a mobilidade e a saúde da nossa cidade. Agradeço ao governador Jorginho Mello e às lideranças que estão trabalhando por Joinville.”
Seria necessário que o atual prefeito fizesse um “cavalinho de pau” até as eleições do ano que vem para explicar um apoio a outro candidato, como João Rodrigues (PSD), que o NOVO tende a estar junto em 2026.
Veja fotos do encontro de Jorginho e Adriano

Jorginho, Adriano, Rejane Gambin e lideranças femininas do Estado e da prefeitura (Foto: Eduardo Valente/GOVSC)

Conversa do prefeito e da vice de Joinville para pedir recursos ao Estado (Foto: Eduardo Valente/GOVSC)
A tendência é que Adriano não participe das eleições. Ele deve permanecer no cargo de prefeito até completar o segundo mandato em Joinville. Assim, ele seria um apoiador independente, mesmo que o partido dele escolha outro caminho.
Continua depois da publicidade
As declarações de ambos os lados deixam insustentável qualquer mudança. Seria necessária uma narrativa muito complexa para desfazer a relação atual. Para que isto acontecesse, Jorginho passou a se dedicar com mais foco a Joinville. Fez agendas constantes na cidade nas últimas semanas e prometeu recursos esperados pela prefeitura nos últimos anos.
Está na pauta uma duplicação de rua, construção de áreas de escape na Serra Dona Francisca, valores para o hospital São José, entre outras obras. Argumentos suficientes para que Adriano possa dizer no ano que vem que não tem outra alternativa a não ser apoiar o atual governador.