O futebol sul-americano registrou mais um caso de racismo na noite desta quinta-feira (06). Figueiredo e Luighi, atletas da equipe sub-20 do Palmeiras, foram vítimas durante a partida contra o Cerro Porteño, no Paraguai, pela Libertadores da categoria.
Continua depois da publicidade
As imagens da transmissão da partida mostram o momento em que torcedores do Cerro Porteño fazem gestos e proferem palavras racistas, dirigidas primeiramente a Figueiredo e, depois, a Luighi. A transmissão é da Conmebol TV.
Após a partida – que terminou com vitória do Palmeiras por 3 a 0, com gols de Riquelme (2x) e Erick Belé, o atacante Luighi, chorando, desabafou em entrevista à TV Conmebol, questionando se o repórter não perguntaria sobre o racismo que sofreu.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
– É sério isso? Você não vai perguntar sobre o ato de racismo que fizeram comigo? Até quando a gente vai passar por isso? O que fizeram comigo foi um crime. Você vai perguntar sobre o jogo mesmo? A Conmebol vai fazer o que? Aqui é formação, a gente está aprendendo – desabafou o camisa 9.
Palmeiras se manifesta
Minutos após a partida, o Palmeiras usou as redes sociais para se solidarizar com os atletas e informar que “irá até as últimas instâncias” para que os envolvidos sejam punidos.
Confira a nota do Palmeiras
É inadmissível que, mais uma vez, um clube brasileiro tenha de lamentar um ato criminoso de racismo ocorrido em jogos válidos por competições da CONMEBOL. A Sociedade Esportiva Palmeiras presta toda solidariedade aos atletas do clube que estão disputando a Libertadores Sub-20 no Paraguai e comunica que irá até as últimas instâncias para que todos os envolvidos em mais esse episódio repugnante de discriminação sejam devidamente punidos.
Racismo é crime! E a impunidade é cúmplice dos covardes!
As suas lágrimas, Luighi, são nossas! A Família Palmeiras tem orgulho de você!