O empresário João Martins (PSD) deve se filiar, em breve, ao PP para concorrer a deputado estadual nas eleições de 2026. A ida de João à sigla faz parte de um cálculo eleitoral. A informação é de uma fonte progressista.
A filiação do empresário já teria o aval do senador Esperidião Amin (PP-SC), líder-mor dos progressistas. Além disso, ele contaria com o apoio dos vereadores André Rezini (PP) e Jean Pirola (PP), este que deve declinar da pré-candidatura a deputado estadual para abrir espaço a João.
Ele seria indicado como candidato do PP para representar toda a região. Nos bastidores, o cálculo é que a sigla vai gerar musculatura à campanha de João, pois pode diminuir a quantidade de votos necessária para se eleger. Em seu atual partido, o PSD, precisaria enfrentar pessedistas “pesos pesados” para conseguir uma vaga na Assembleia Legislativa.
Outros partidos foram dados como possíveis destinos de João: Novo e União Brasil. Porém, agora, o cenário que se encaminha é uma filiação do empresário ao PP, conforme revela a fonte.
Aval de Botuverá e Guabiruba
Ainda nos bastidores, a candidatura de João Martins pelo PP já teria até o aval do prefeito de Botuverá, Victor Wietcowsky (PP), e do presidente da Câmara de Guabiruba, Xande Pereira (PP). Hoje, João é visto como um dos principais nomes da oposição ao governo do prefeito André Vechi (PL).
“Pré-candidatíssimo”
João é mais que pré-candidato a deputado estadual, é “pré-candidatíssimo”. Isso fica nítido em suas publicações nas redes sociais. Na sexta-feira, 22, ele visitou o Clube 10 de Junho, em Guabiruba, e frequentou a final do Campeonato Municipal de Bocha da cidade.
Ele registrou a participação nas redes sociais. No vídeo, aparecem Xande Pereira, presidente da Câmara, e o prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke (PP), as duas principais lideranças progressistas do município. Até o momento, não há informação se Zirke também avaliza o nome de João como futuro candidato pelo PP.
PP na base de Vechi
Atualmente, o PP pertence à base do governo do prefeito André Vechi. Segundo a fonte, o compromisso partidário com a gestão municipal deve permanecer até 2028, se depender unilateralmente do PP. Resta saber como o prefeito irá lidar com a provável filiação de João, seu principal adversário político, a um partido da própria base de apoio.
Por fim, a mesma fonte relata que é costurada uma aliança entre PP, União Brasil e PSD em Brusque de olho nas eleições de 2026. Do outro lado, caminham PL, Republicanos e PRD, grupo político de Vechi e do vice-prefeito Deco Batisti (Republicanos). O Podemos, também na base do prefeito, deve lançar o vereador Cacá Tavares como candidato a deputado estadual.
João Martins se manifesta
Após a publicação da coluna, João Martins procurou o jornal O Município para se manifestar. Ele elogia o PP, mas garante que não há qualquer acerto até o momento. O empresário classifica as conversas e sondagens entre pré-candidatos e partidos como “naturais dentro do cenário político”. Confira a nota:
Em virtude da notícia divulgada hoje na mídia sobre uma possível filiação minha ao partido Progressistas (PP), venho esclarecer que, até o momento, não há nada definido ou encaminhado nesse sentido.
Neste ano, em função da janela eleitoral, é comum haver conversas e sondagens entre partidos políticos e possíveis candidatos. Assim como acontece com muitos, fui procurado por algumas siglas, em alguns casos, por lideranças municipais; em outros, por representantes estaduais e até nacionais. Essas conversas são naturais dentro do cenário político.
O PP é, sem dúvida, um partido de grande visibilidade, especialmente em nossa região. Após a formação da federação, conta hoje com três vereadores com forte representatividade em Brusque, além de prefeitos e vereadores que realizam um excelente trabalho em Guabiruba e Botuverá. Soma-se a isso a expressiva atuação do senador Esperidião Amin, que muito contribui para o fortalecimento do partido em Santa Catarina.
No entanto, afirmar que existe algo concreto ou encaminhado neste momento seria faltar com a verdade. Quando houver qualquer definição sobre filiação partidária ou pré-candidatura, vocês, que sempre me acompanham com tanto carinho, serão os primeiros a saber, diretamente por mim.
Assista agora mesmo!
Quem foram e como atuavam os primeiros médicos a atender as famílias de Guabiruba: