Otacílio Costa será o primeiro município da Serra catarinense a contar com uma estação automática de monitoramento da qualidade do ar. O anúncio foi oficializado nesta quarta-feira (16), durante reunião no Gabinete do Executivo, com a participação de autoridades locais, representantes da empresa Klabin e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Fruto de uma parceria entre a Prefeitura, o IMA e a Klabin, empresa responsável pela doação do equipamento, a estação representa um investimento superior a R$ 1 milhão e deverá ser instalada no segundo semestre de 2025, possivelmente no Horto Municipal. Esta será a quarta estação do estado.
Com tecnologia de ponta e sensores de alta precisão, o equipamento permitirá o acompanhamento, em tempo real, das condições do ar na cidade, com dados disponíveis para a população via aplicativo e site do IMA.
O projeto prevê operação e manutenção a cargo do IMA, gestão da Prefeitura e tecnologia doada pela Klabin. Além de monitorar a qualidade do ar, o sistema auxiliará no controle de fatores como queimadas, emissões veiculares e atividades industriais, beneficiando também o monitoramento ambiental estadual.
Continua depois da publicidade
Leia mais
O que abre e o que fecha em Lages no feriadão da Sexta-Feira Santa e Tiradentes
Água esverdeada de rio intriga moradores e autoridades em cidade de SC