O inverno chega a Santa Catarina nesta sexta-feira (20) com frio e tempo instável. Uma frente fria avança pelo estado, trazendo risco de temporais com raios, granizo e ventania, especialmente no Oeste e no Planalto. Apesar do frio nos próximos dias, a previsão para a estação indica temperaturas acima da média histórica, com veranicos intercalados.
Continua depois da publicidade
Na sexta-feira (20), a Defesa Civil prevê o avanço de uma frente fria pelo Estado, trazendo risco de temporais com raios, rajadas de vento e granizo, principalmente no Oeste, Serra e Litoral Sul. As mínimas ficam entre 7°C e 12°C nestas regiões, enquanto no Litoral as máximas variam entre 22°C e 26°C.
No sábado (21), as tempestades diminuem, mas o tempo segue fechado, com chuvas passageiras no Oeste e na Serra. O vento Sul deixa o mar agitado, com ondas de até 2,5 metros no Litoral Sul e Grande Florianópolis. As máximas não passam dos 17°C no Oeste e 21°C no Litoral.
Já no domingo (22), uma nova área de instabilidade pode trazer temporais e chuva intensa, principalmente no Oeste e nos Planaltos, com risco de alagamentos e ventania.
O frio se mantém, e a segunda-feira (23) segue com tempo instável devido à chegada de outra frente fria.
Continua depois da publicidade
Veja imagens da primeira neve do ano em SC
Segundo as previsões do Fórum Climático, que reúne meteorologistas de diferentes instituições do estado, o inverno deve ter temperaturas acima da média histórica no Estado, com pouca chuva, especialmente no Litoral. A ausência de fenômenos como El Niño ou La Niña contribui para essa tendência.
A previsão não significa que o inverno será quente. Dias consecutivos de frio mais intenso devem ocorrer, mas com pouco tempo de duração.
Os “veranicos” também são esperados, trazendo uma grande amplitude térmica e desafiando até as imunidades mais resistentes.
Continua depois da publicidade
Historicamente, maio, junho e julho são meses de menos chuva no Estado, especialmente na faixa litorânea. Com a expectativa de pouca precipitação no próximo trimestre, a tendência é que o volume médio fique dentro do habitual ou até ligeiramente abaixo, especialmente em julho.
Apesar disso, sistemas podem trazer chuvas um pouco mais intensas, mas de forma esporádica. A primeira chegada de um desses eventos é esperada para o final da próxima semana, quando as chuvas ficarão mais frequentes e bem distribuídas, indicam os modelos.
A neve, sempre aguardada por turistas e moradores da Serra catarinense, ainda não tem indicativos de que vá aparecer neste início de estação. Em 30 de maio, a primeira ocorrência de neve do ano atingiu Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urubici e Urupema.
Leia também
SC abaixo de zero: relembre as 20 menores temperaturas já registradas no Estado