O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) iniciou nesta quarta-feira (26), a instalação das novas placas de balneabilidade. Além dos adesivos de “próprio” e “impróprio”, que já são trocados manualmente, a placa também conta com o QR Code para direcionar o usuário ao site da balneabilidade e, também, o QR Code para o aplicativo CBMSC Cidadão, do Corpo de Bombeiros, com informações voltadas à segurança e acessibilidade.
A presidente do IMA, Sheila Meirelles, explica que o QR Code é uma ferramenta adicional para garantir que o cidadão tenha acesso rápido ao site da balneabilidade, onde os resultados são atualizados de forma instantânea. “A utilização do QR Code é uma inovação que já está sendo testada por outros estados brasileiros com o objetivo de tornar o acesso às informações mais dinâmico e rápido ao permitir que o banhista possa verificar a qualidade da água quase em tempo real”, explica Sheila.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
A malha amostral da balneabilidade contém 238 pontos de monitoramento. Durante a Estação Verão, em 82 pontos a amostragem é realizada mais de uma vez na semana, como é o caso de alguns pontos de Governador Celso Ramos, Penha, Navegantes, Itajaí, Itapema, Porto Belo e Bombinhas, onde as coletas são realizadas duas vezes por semana. Já na praia central de Balneário Camboriú e nas praias do Norte de Florianópolis, a coleta ocorre três vezes por semana.
Dessa forma, o cronograma de instalação das novas placas vai iniciar nas praias e balneários onde as coletas ocorrem mais de uma vez por semana, pois são locais onde a necessidade de atualização da informação precisa ser mais rápida. É importante ressaltar que os adesivos de próprio e impróprio serão mantidos.
Leia mais
Saiba como vai funcionar o rodízio no abastecimento de água nos próximos dias em Blumenau
Saiba a programação do Carnaval 2025 no Litoral Norte de Santa Catarina
STF garante licença-paternidade só a partir de alta hospitalar