• Home
  • Geral
  • Industriais de SC divulgam mensagens de confiança ao novo presidente da Tupy

Industriais de SC divulgam mensagens de confiança ao novo presidente da Tupy

Após o conselho de administração da multinacional Tupy confirmar o nome do economista e diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi, como o novo presidente da icônica indústria catarinense, lideranças do setor industrial de SC divulgaram mensagens de confiança sobre o executivo que assumirá em 01 de maio. Notícias que destacam o perfil de Lucchesi voltado à inovação foram destacadas pelo presidente da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, e por Albano Schmidt, neto do fundador da Tupy, que também ressaltaram avanços alcançados pela companhia na gestão atual, do presidente Fernando Rizzo.   

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Esse reconhecimento e abertura de portas para Rafael Lucchesi é um contraponto à reação do mercado, que não gostou do fato de o governo federal, por meio dos acionistas majoritários da empresa – a BNDESPar e a Previ -, que detém juntos 53% das ações, indicarem um novo presidente para a companhia, sendo que o atual vem fazendo um trabalho excelente e estratégico. O mercado considerou uma interferência política do governo federal na Tupy, por isso as ações caíram no dia em que foi anunciada a intenção da mudança e também agora, sexta-feira, com a confirmação da mesma.

– A reconhecida capacidade de liderança, a habilidade em negociações e o compromisso de Lucchesi com a inovação vão fortalecer ainda mais a posição da Tupy como referência global em fundição. Lucchesi tem uma trajetória excepcional, com resultados concretos na modernização do Sesi e do Senai, com destaque para a contribuição fundamental na criação dos Institutos Senai de Inovação, da Mobilização Empresarial pela Inovação e da EMBRAPII – destacou o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.

Na mesma nota, o presidente da Fiesc enalteceu a liderança do atual presidente da Tupy, Fernando Rizzo, que fez carreira na empresa e está na presidência desde 2018.

– Foi uma gestão de grandes resultados, que consolidou a internacionalização da companhia, com movimentos ousados e aquisições estratégicas para o futuro da Tupy. Seu comando fortaleceu a posição e a imagem da empresa e também projetou o estado de Santa Catarina, honrando a inspiradora história desta emblemática indústria catarinense – disse Aguiar sobre o trabalho de Fernando Rizzo.

Continua depois da publicidade

Com o título “Vida longa e próspera à Tupy”, o neto do fundador da empresa, Albano Schmidt, que tem o mesmo nome do avô, em texto na rede social Linkedin ressaltou os avanços conquistados pela companhia na gestão do presidente Fernado Rizzo. No final, desejou ao novo presidente êxito e que tenha uma gestão independente.

– A alteração no comando da Tupy, empresa fundada por meu avô, Albano Schmidt, e que teve seu crescimento e inovação acelerados sob a liderança do meu pai, Dieter Schmidt, me surpreendeu. Minha reação reflete a admiração pelo excelente trabalho e pelos resultados consistentes alcançados pela gestão de Fernando de Rizzo – afirmou Albano Schmidt.

Segundo ele, o atual presidente soube honrar o legado da família Schmidt, respeitando os princípios que sempre nortearam a empresa, mas, também, ampliando horizontes, mantendo-a na vanguarda industrial.

– Fernando consolidou a internacionalização da empresa por meio de aquisições estratégicas, como a MWM, e transformou a Tupy em referência em sustentabilidade — com avanços em economia circular, descarbonização e inovação tecnológica – disse o industrial, que lidera a Termotécnica, indústria de embalagens de EPS e outros itens.

Continua depois da publicidade

– Desejo que a gestão de Rafael Lucchesi como CEO da Tupy, confirmada pelo Conselho de Administração nesta quinta-feira (27), seja pautada pela independência, profissionalismo e compromisso com a perenidade e a sustentabilidade dos negócios. Que continue a levar adiante os valores e a excelência que sempre definiram esta empresa – destacou no artigo Albano Schmidt.

Entre os empresários que estão confiantes no trabalho de Rafael Lucchesi está Guilherme Lima, de Joinville, que esteve ao lado do novo presidente da Tupy em projetos nacionais de inovação como a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e apoio à criação da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).

O futuro da Tupy importa para para os mercados brasileiro e mundial porque ela é líder global na produção de blocos e cabeçotes de motores para grandes veículos, como caminhões, tratores e máquinas para obras de engenharia entre outras. A empresa se apresenta como uma multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. São produtos de longa vida para essas máquinas. Fundada em março de 1938 (87 anos), em Joinville, a Tupy tem fábricas em Betim (MG), em Aveiro (Portugual) e em Saltillo e Ramos Arizpe (México). A companhia tem cerca de 20 mil colaboradores.

Leia também

Fábrica de chocolate de SC destaca qualidade para Páscoa, apesar da alta do cacau

Fecomércio SC propõe a Jorginho Mello assumir a gestão de três equipamentos do estado

Empresário de SC Ricardo Faria vai comprar empresa dos EUA por US$ 1,1 bilhão

Presidente da WEG fala sobre razões do sucesso da multinacional em fórum na Fiesc

Gisele Bündchen compra barco de luxo fabricado em Santa Catarina; veja fotos

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Timbó investe R$ 300 mil em projetos sociais e esportivos

Quatro projetos sociais e esportivos de Timbó foram contemplados com recursos do Fundo da Infância…

Julgamento de homem acusado de esfaquear outro na cabeça ocorre nesta sexta-feira em Brusque

Começa nesta sexta-feira, 24, o julgamento do homem acusado de esfaquear outro na cabeça e…

Vereadores pedem aumento de efetivo policial em Guabiruba

Os vereadores de Guabiruba pediram, durante sessão da Câmara de terça-feira, 21, o aumento do…