Um biólogo foi multado e diversos animais foram apreendidos após uma apresentação com crianças em um shopping de São José, na Grande Florianópolis, no sábado (22). Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os bichos não tinham a documentação de origem e teriam entrado no país ilegalmente.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A apresentação, segundo o Ibama, era realizada por um profissional contratado pelo shopping Continente. O biólogo apresentava informações sobre as espécies e manipulava os animais, como aranhas, serpentes, anfíbios e roedores, além de possuir partes de animais, como uma pele de sucuri amazônica.
Continua depois da publicidade
De acordo com o instituto, os animais silvestres – nativos do Brasil – não tinham documentação de origem. Já os animais exóticos – aqueles que vieram de fora do país – entraram no país ilegalmente e poderiam representar um risco de se tornarem espécies invasoras caso escapassem ou fossem soltos na natureza.
Além disso, a equipe de fiscalização detectou falta de organização no evento, já que crianças estavam em cima do palco, junto de animais como aranhas peçonhentas, e tocando, principalmente, em uma cobra jiboia.
O profissional responsável pela apresentação foi multado, conforme o Ibama, por introduzir espécies exóticas no país, utilizar espécies sem origem, e por utilizar animal em desacordo com a autorização. Ao todo, as multas chegam a R$ 24,5 mil. Os animais foram apreendidos. O shopping também foi notificado e deve apresentar informações do contrato com o biólogo.
Em nota à reportagem do NSC Total, o Continente Shopping afirmou que vai repassar as informações necessárias aos órgãos responsáveis quando for solicitado.
Continua depois da publicidade
Leia também
Às vésperas do Carnaval, Santa Catarina tem quase 2 mil casos de Covid-19