A jornada de superação da catarinense Daniela Corrêa, que venceu um tumor raro na pelve, se tornou digna de um livro. Formada em Ciências Contábeis e apaixonada por ler e escrever, a autora conta toda a sua caminhada desde o diagnóstico da doença, na obra “Ressignificando a Dor”.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Natural de Jaguaruna, atualmente Daniela vive em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, local também do lançamento do livro, que aconteceu nessa sexta-feira (14). A obra é dividida em 10 capítulos, que contam sobre a rotina oncológica vivida por ela, o impacto emocional e alerta para a importância do diagnóstico precoce.
Daniela é formada em Ciências Contábeis e pós-graduada em Contabilidade e Controladoria. Ela também foi professora no Curso de Ciências Contábeis da Unisul.
Da descoberta à cura de um câncer raro
O livro nasceu em 2022 após a descoberta de um tumor raro na pelve. Foram três anos de tratamento oncológico e inúmeras cirurgias até estar curada do câncer. Daniela conta que foi pioneira na cirurgia de transposição uterina e ovariana.
Continua depois da publicidade
— Eu andei antes de iniciar o tratamento por seis meses com os órgãos no abdômen superior. Fiz todo o tratamento, e após, curada, eu fiz uma cirurgia de reversão — explica.
A técnica foi desenvolvida no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba (PR), através do Dr. Reitan Ribeiro e da Dra. Audrey Tsunoda. Esse procedimento fez com que os órgãos saudáveis seguissem funcionais.
O livro leva como título “Ressignificando a Dor: A Substituição do Trágico Pelo Mágico”, e por trás disso existe um significado.
— Não só as pessoas que passam por um tratamento oncológico, mas também a todos que precisam de alguma forma ressignificar algo nas suas vidas — ressalta.
Continua depois da publicidade
Veja fotos da catarinense

Daniela Corrêa, moradora de Tubarão, conta como enfrentou um tumor na pelve (Foto: Redes sociais, Reprodução)

Daniela é formada em Ciências Contábeis e pós-graduada em Contabilidade e Controladoria (Foto: Redes sociais, Reprodução)

Daniela conta que foi pioneira na cirurgia de transposição uterina e ovariana (Foto: Redes sociais, Reprodução)

O livro nasceu em 2022 após a descoberta de um tumor raro na pelve (Foto: Redes sociais, Reprodução)
Alertas e conscientização na obra
O diagnóstico precoce é um dos grandes aliados no combate de doenças graves, e esse foi o caso da tubaronense. Ela ressalta que o problema não foi detectado inicialmente nos primeiros exames, mas após seis meses, ela notou novamente que havia algo de errado.
— Novamente procurei uma equipe médica, fiz uma ressonância e o câncer foi detectado. A gente não pode negligenciar. O nosso corpo sim, dá sinais — completa.
Esse e mais tópicos envolvendo a conscientização, alertas e a história de superação de Daniela estão presentes na obra. O lançamento do livro aconteceu nessa sexta-feira (14) no Espaço Integrado de Artes (EIA) da Unisul, em Tubarão.
Continua depois da publicidade
Nas redes sociais, pelo perfil @daniela_correatb, a profissional compartilha o seu dia a dia e toda a trajetória de resiliência.
Leia mais
Entenda o que é botulismo, doença que pode ser causada após botox
Ozempic no SUS? Veja o que se sabe e se isso vai acontecer