
O helicóptero Arcanjo 03, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), está temporariamente fora de operação devido a uma manutenção programada. O procedimento é parte das medidas preventivas para garantir a segurança das aeronaves.
Apesar disso, o serviço de busca e resgate aéreo, assim como o atendimento aeromédico na região do Vale do Itajaí, continua sendo realizado com o apoio da aeronave Águia 07, da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).

Durante o período de manutenção do Arcanjo 03, a equipe aeromédica do SAMU/SES está embarcada no helicóptero da PMSC, que fica baseado em Balneário Camboriú, a poucos minutos de voo de Blumenau.
A solução foi articulada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em conjunto com o CBMSC para evitar a interrupção do serviço em uma das regiões mais populosas do estado.

O comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, destacou que a corporação e a SES se mobilizaram para garantir que o atendimento aeromédico fosse mantido sem interrupções no Vale do Itajaí. Ele ressaltou a importância de preservar a qualidade do serviço em cidades como Blumenau, que dependem desse suporte para emergências médicas.
O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, explicou que a SES, por meio do SAMU, trabalha em conjunto com as forças de segurança para manter equipes de suporte avançado nos serviços aeromédicos.
>> LEIA TAMBÉM: Colisão fatal entre helicóptero militar e avião comercial deixa pelo menos 31 mortos nos EUA
Ele detalhou que a equipe foi realocada para a base da Polícia Militar em Balneário Camboriú, garantindo o atendimento nos 55 municípios da região da Foz do Rio Itajaí, Médio Vale e Alto Vale. Essa medida foi adotada para assegurar uma resposta rápida às ocorrências e manter a agilidade no atendimento à população.
Enquanto o Arcanjo 03 passa pela manutenção preventiva, a aeronave Arcanjo 01 segue operando normalmente a partir da capital, cobrindo a Grande Florianópolis.
Além disso, o CBMSC conta com três aviões dedicados ao transporte e atendimento aeromédico, sendo dois baseados em Florianópolis e um em Joaçaba, garantindo assistência aérea eficiente para todas as regiões do estado.
ASSISTA AO VÍDEO ⤵️
