Na catarinense e serrana Urubici, um curto e asfaltado caminho de apenas 500 metros de extensão liga a SC-370, que conduz turistas aos principais pontos turísticos da cidade, a um lugar de calmaria e contemplação. Afastada da via principal, mas de muito fácil acesso de carro ou a pé, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes é referida por muitas pessoas como uma igreja a céu aberto.
-
A Gruta Nossa Senhora de Lourdes é um lugar de tranquilidade, contemplação e reflexão em Urubici – Luiz/Google
- Local é equipado com bancos de madeira e altar para cerimônias religiosas – Nikkei Tamura/Google
- A imagem de Nossa Senhora de Lourdes fica no vão do paredão rochoso – @alinekf_/@grutanossasenhoradelourdes_/Redes Sociais
- Imagem da Santa pode ser vista de perto, por meio de escadas que levam até ela – Janine Garbuggio Armelin/Google
- Vista a partir da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, com cachoeira caindo à frente – André Dering/Google
- Caminho a pé que leva até a Gruta Nossa Senhora de Lourdes – Carolina Ce Paulino/Google
Percorridos os 500 metros de estrada cercada por verde, chega-se a um portão, onde é preciso deixar o carro. Dali em diante são apenas 100 metros de caminhada até que o paredão rochoso onde está a gruta apareça aos olhos.
A caminhada, em chão asfaltado, é cercada por muitas árvores e extensa área gramada, ao som de pássaros e de água. Por cima da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes cai uma cachoeira de cerca de dez metros de altura, formando um pequeno lago. Atrás da queda d’água, uma escavação no meio do paredão rochoso abriga a imagem da santa.
Uma escada lateral permite que os visitantes cheguem próximo à ela. Ao redor da imagem, flores e velas são símbolos de pedidos de graças ou agradecimento a bênçãos recebidas. Nossa Senhora de Lourdes é conhecida, na fé católica, como intercessora dos enfermos.
Uma vez ao mês missas são celebradas no local. Por isso mesmo, em frente à gruta, bancos de madeira e um pequeno altar servem como estrutura para receber os fiéis e suas orações.
Contemplação, missas, piqueniques e churrascos
Independentemente de crenças religiosas, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes é descrita por seus visitantes como um lugar de paz, conexão e relaxamento. Em meio à natureza e no silêncio é possível viver momentos de contemplação e calmaria.
Todo terceiro domingo do mês (programação de 2025), a gruta vira literalmente uma igreja a céu aberto com a celebração de uma missa no local, sempre às 10h30.
Fora isso, os visitantes também podem usar os quiosques disponíveis na área grama próxima à gruta para piqueniques e churrascos com a família, desde que seja respeitada a tranquilidade do local, sem o uso de som alto, por exemplo.
Onde fica e como chegar à Gruta Nossa Senhora de Lourdes
A Gruta Nossa Senhora de Lourdes fica na localidade de Santa Terezinha, a 10 quilômetros do Centro de Urubici. O acesso até ela é pela SC-370, sentido Morro da Igreja. A gruta fica no final da Rua Antídio Warmling.
Além de placas indicativas, um ponto de referência para o acesso à rua é a Capela Santa Terezinha. O Google Maps também indica corretamente o caminho até lá.
Horário de funcionamento e valor de ingressos
A gruta é aberta à visitação todos os dias da semana, das 8h às 18h. A entrada custa R$ 10 por pessoa.
Estrutura da Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Além dos quiosques, equipados com mesas e bancos, o espaço da gruta também dispõe de banheiros, incluindo para pessoas com deficiência. O local também é acessível a pessoas que usam cadeira de rodas ou têm a mobilidade reduzida.