• Home
  • Geral
  • Governo do Estado dá início ao desassoreamento do segundo trecho do Rio Itajaí-Açu em Rio do Sul

Governo do Estado dá início ao desassoreamento do segundo trecho do Rio Itajaí-Açu em Rio do Sul

O Governo do Estado deu início nesta terça-feira, 25, ao desassoreamento do segundo trecho do Rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul. Em mais uma etapa da obra, o projeto prevê a remoção de sedimentos em um trecho de 750 metros do leito e das margens, além da eliminação de uma ilha e limpeza de galharia, com o objetivo de melhorar o fluxo do rio e reduzir o risco de enchentes na região.

Para acompanhar de perto o início dos trabalhos, o Secretário de Estado de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Mário Hildebrandt, e o prefeito de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira, visitaram o local nesta terça. Durante a vistoria, eles conferiram o andamento da intervenção, que já está na fase de remoção inicial dos sedimentos.

O secretário Mário Hildebrandt destacou a relevância da obra para a segurança da população. “Estamos acompanhando de perto essa ação tão importante para Rio do Sul. O desassoreamento do rio é fundamental para minimizar os impactos das cheias e proporcionar mais tranquilidade para os moradores. Seguimos trabalhando para garantir que essas intervenções sejam executadas da melhor forma possível”, afirmou.

Andamento da obra

A empresa responsável, Penascal, finalizou o acesso até a ilha e está aplicando cascalho para facilitar a entrada e saída de caminhões, que farão o transporte dos sedimentos retirados. Além disso, a margem direita já passou por uma limpeza significativa, e uma escavadeira iniciou a remoção de materiais na ilha.

Nos próximos dias, um novo equipamento será incorporado às operações para dar início à conformação dos taludes, agilizando o processo de desassoreamento.

Esse segundo trecho do desassoreamento do Rio Itajaí-Açu é uma demanda histórica da população de Rio do Sul, uma vez que a cidade sofre constantemente com inundações, especialmente em períodos de chuva intensa. O acúmulo de sedimentos no leito do rio dificulta o escoamento da água, aumentando o risco de transbordamentos.

A obra faz parte dos esforços do governo estadual para mitigar os impactos das cheias e garantir maior segurança para os moradores da região. Além da redução do risco de enchentes, a remoção de galhos e detritos ajudará a preservar o meio ambiente e a melhorar a navegabilidade do rio.

Com o avanço dos trabalhos e a chegada de novos equipamentos, a expectativa é que a obra siga o cronograma previsto.

Informações adicionais para a imprensa:

ASCOM | SDC
Texto: Grasiele Aguiar
ASCOM – Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina
Fone: (48) 3664 – 7000
E-mail: [email protected]

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Novo Código Civil: projeto cria herança digital e muda direito de cônjuges

Mudanças nas regras de herança e na partilha de bens envolvendo cônjuges serão analisadas pelo…

Ruas de SC entre as mais caras do país contrastam natureza com prédios de luxo

Avenida José Medeiros Vieira, na Praia Brava, em Itajaí (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total) Que…

Maidê Mahl fala pela primeira vez desde desaparecimento e internação: “Sigo em recuperação”

Atriz interpretou Elke Maravilha (Foto: Redes sociais, Reprodução) A atriz e modelo Maidê Mahl, de…