• Home
  • Geral
  • Governo de Jorginho Mello tem aprovação de 71% dos catarinenses, aponta pesquisa

Governo de Jorginho Mello tem aprovação de 71% dos catarinenses, aponta pesquisa

Uma pesquisa realizada e divulgada pelo Instituto Futura em Santa Catarina apontou a opinião dos catarinenses a respeito do cenário político atual, abrangendo o Estado e o País. E dentre os principais números apresentados, está a aprovação de mais de 70% sobre o governo Jorginho Mello.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 de março e 03 de abril de 2025, com 844 entrevistas válidas realizadas por meio de entrevista telefônica. Apenas eleitores com mais de 16 anos de idade responderam as perguntas, e a margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais e para menos.

Avaliação do Estado

Perguntados sobre como avaliam o atual governo estadual, mais de 56% dos entrevistados responderam que consideram o desempenho ótimo ou bom, enquanto 29,5% avaliaram como regular, e 12,8% como ruim ou péssimo.

Mas quando o assunto é o governador, se referindo a Jorginho Mello, a avaliação do desempenho como ótimo ou bom é ainda maior, chegando a 58,9%. Assim como a desaprovação, com 14,8% avaliando como ruim ou péssimo.

E saindo da avaliação para a aprovação, 71,8% dos catarinenses aprovam o governador de Santa Catarina, número que contrasta com os 23% que desaprovam a atuação de Jorginho Mello no comando do estado.

Avaliação do País

Foto: Reuters/Ueslei Marcelino/Direitos Reservados

Tratando-se do cenário nacional, os catarinenses são mais críticos a respeito dos poderes, com grande desaprovação da Presidência da República, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

A respeito do STF, a atuação é avaliada pelos catarinenses, em grande maioria, como ruim ou péssimo (58,4%), enquanto cerca de 19% considera o Supremo como ótimo ou bom em Santa Catarina.

Partindo para o Congresso Nacional, que abrange a Câmara dos Deputados e o Senado, a avaliação como ótimo ou bom é ainda menor (12,5%), com mais de 30% considerando regular, e 54,2% avaliando a atuação do Congresso como ruim ou péssimo.

E chegando no presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a desaprovação dos catarinenses passa de dois terços sobre o atual governo do presidente da República. 69,1% dos entrevistados responderam que desaprovam o presidente.

Jair Bolsonaro na próxima eleição?

Dentre as perguntas feitas pela pesquisa aos catarinenses, está “sabe quem pode se candidatar à presidência?”. E mais de 20% dos entrevistados responderam o nome de Jair Bolsonaro.

Aliás, mais de 33% responderam também que votariam no ex-presidente caso a eleição fosse hoje. Porém, Jair Bolsonaro não pode concorrer à próxima eleição, já que cumpre pena de inelegibilidade imposta pelo STF, que o condenou por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Santa Catarina é de Direita

A pesquisa também questionou os entrevistados sobre posicionamento político, com 42% respondendo que o país está dividido e que está cansado disso. Além disso, outras duas perguntas foram realizadas:

O posicionamento importa? Mais de 86% dos entrevistados respondeu que sim, contra apenas 11% afirmando que o posicionamento não é importante.

Qual posicionamento concorda? Ficou dividido, com 40% afirmando não ter preferência e 40% dizendo ser de direta em Santa Catarina. A esquerda teve 9,5% das respostas, enquanto 5% respondeu ser de centro no espectro político.

Leia Mais

Homem é levado em estado grave ao hospital após acidente com trator em Vidal Ramos

Piscicultores de Gaspar devem vender mais de 35 toneladas de peixe na Semana Santa

Prazo para pedir isenção da inscrição no Enem começa nesta segunda

Participe dos canais do Portal Alexandre José

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Juristas: Código Penal não tem regra específica para intimar internados

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi citado judicialmente, na quarta-feira (23), enquanto segue internado na…

Hugo Motta decide não pautar urgência do projeto da anistia dos envolvidos no 8 de janeiro

Hugo teria consultado lideranças (Foto: Marina Ramos, Câmara dos Deputados) O presidente da Câmara, Hugo Motta…

Quinta-feira será de céu nublado e chance de chuva fraca em Blumenau

A quinta-feira (24) em Blumenau será marcada pela presença e variação de nebulosidade, com algumas…