Iniciativa alia reciclagem e herança italiana em projeto turístico no parque Casa dos Arcos, em Pedras Grandes
Pedras Grandes, no Sul de Santa Catarina, contará, a partir deste sábado (21), com mais uma atração turística. Trata-se de uma réplica da famosa gôndola veneziana, com 10,7 metros de comprimento, construída com placas de sinalização de trânsito doadas pelo Deinfra.
O município fará uma festa no parque Casa dos Arcos, localizado na rodovia SC-390, próxima ao Centro da cidade, para receber a nova atração. A comemoração está marcada para às 10h30 de sábado, com uma costela que será servida ao público meio-dia.
Gôndola feita com materiais recicláveis será navegável
A gôndola é navegável e poderá levar até oito pessoas em um passeio pelo lago existente no parque. Inspirada na criatividade e na sustentabilidade, a iniciativa promete se tornar um símbolo de inovação e valorização do patrimônio cultural italiano presente na região.
A ideia partiu do prefeito Agnaldo Filippi, que visualizou a possibilidade de criar uma réplica da tradicional embarcação de Veneza utilizando materiais recicláveis. Sob a responsabilidade de Jony de Bona Sartor, a construção foi realizada no setor metal-mecânico da Prefeitura, ao longo de aproximadamente 30 dias de trabalho.

A estrutura respeita as características originais da gôndola de Veneza: o formato alongado, a cor preta tradicional e os detalhes ornamentais, tudo isso com um diferencial sustentável. As placas de trânsito doadas pelo Governo do Estado compõem a matéria-prima principal da embarcação, agora ressignificada como arte e atração turística.
“Queremos surpreender quem visita Pedras Grandes com criatividade e respeito ao nosso passado. Essa gôndola mostra que é possível unir tradição, sustentabilidade e turismo num só projeto”, destaca o prefeito.
O parque Casa dos Arcos já abriga uma casa centenária da época da imigração italiana, uma réplica do 14º Bis, uma pirâmide com aço da ponte Hercílio Luz e diversos outros elementos que remetem à história, à ciência e à cultura.

Com a nova atração, Pedras Grandes reforça a identidade como uma cidade que valoriza a herança da imigração italiana e aposta no turismo criativo e ecológico como vetor de desenvolvimento.