• Home
  • Geral
  • Frente fria causa alagamentos, ventos de quase 80 km/h e deixa milhares sem luz em SC

Frente fria causa alagamentos, ventos de quase 80 km/h e deixa milhares sem luz em SC

Alagamentos foram registrados em alguns municípios (Foto: Prefeitura de Brusque, Reprodução)

A chuva que atingiu diferentes partes de Santa Catarina no final da tarde e início da noite deste domingo (9), resultado da frente fria que avança pelo Estado, deixou estragos. Alagamentos, destelhamentos, deslizamentos, entre outras ocorrências atingiram especialmente o Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A Defesa Civil de Itajaí, no Litoral Norte, afirmou que alagamentos pontuais foram registrados em locais com histórico de problemas de drenagem e onde a chuva foi mais intensa, como as partes baixas do bairro Cordeiros, a Murta, Cidade Nova, Dom Bosco e Canhanduba.

Também houve registro de destelhamento de casas e queda de placas de estabelecimentos comerciais. Ainda, mais de 30 mil unidades consumidoras estão sem energia elétrica.

A Celesc afirmou que as equipes estão na rua e atuam para para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível. “Os temporais causaram diversos danos à rede elétrica, com queda de objetos como telhas e redes de proteção de obras sobre a fiação. Neste momento, ainda estamos avaliando a extensão dos estragos e seguimos mobilizados para atender as ocorrências com segurança e agilidade”, afirma o órgão.

Continua depois da publicidade

Veja fotos dos estragos causados pelas chuvas em SC

Alagamentos no Sul e no Vale do Itajaí

No Sul do Estado, as cidades de Tubarão e Capivari de Baixo sofreram com os impactos das chuvas e ventos fortes. No Vale do Itajaí, a cidade de Ascurra registrou 46,17 milímetros de chuva em apenas três horas, além de fortes rajadas de vento.

Houve três pontos de alagamentos em ruas dos bairros São Francisco, Saltinho e Estação. Ainda, 15 casas tiveram registro de destelhamentos, e foram distribuídas lonas para os atingidos.

Na cidade de Brusque, a chuva provocou causou alagamentos, deslizamentos e quedas de muro. Segundo a Defesa Civil municipal, foram 11 ocorrências registradas, sendo que o bairro Dom Joaquim foi o mais afetado.

Continua depois da publicidade

Ao todo, foram seis deslizamentos, duas quedas de muro e dois alagamentos em residências. Foram registrados 111,8 milímetros de chuva em seis horas no bairro Dom Joaquim.

O nível do Rio Itajaí-Mirim segue dentro da normalidade em todos os pontos de monitoramento, apesar do grande volume de chuva. Porém, a Defesa Civil monitora a situação.

Chuva e ventos intensos

A Defesa Civil registrou ventos intensos, de quase 80 km/h, entre às 16h e 19h deste domingo. A cidade que teve as rajadas mais fortes de vento foi Urupema, na Serra catarinense, com 78,8 km/h, seguida de Imbituba, no Sul, com 77,6 km/h e Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, com 62,6 km/h. Confira:

Registros de velocidade máxima do vento (Foto: Defesa Civil, Reprodução)

Leia também

Defesa Civil emite alerta para chuvas em oito regiões de SC neste domingo

Ciclones extratropicais e temperaturas acima da média: outono em SC deve ser atípico

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Brasileiro disputa o primeiro “Grand Prix World Title

A jornada de Leandro Rodrigo de Oliveira do Taekwon-do ITF ao profissional O atleta catarinense…

Caminhão desce desgovernado no morro da Gustavo Halfpap e atinge carro em Brusque

Um caminhão desceu desgovernado o morro da rua Gustavo Halfpap, no Centro II, em Brusque,…

Como ficou a Árvore de Natal de cristal de Pomerode

Pomerode inaugura árvore de Natal de cristalFoto: DZ Fotografia/ND O Natal de Pomerode iniciou na…