RODEIO – Frei Samuel Ferreira de Lima de 58 anos, nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar de Manaus, foi ordenado neste sábado (1º) em uma cerimônia realizada em Rodeio. O religioso, que atuava como mestre de noviços na Província Franciscana da Imaculada Conceição, recebeu a nomeação em novembro do ano passado. Além da função de bispo auxiliar, Frei Samuel também será titular da diocese de Nasbinca.
A nomeação de Frei Samuel foi solicitada pelo arcebispo de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Steiner, que pediu o reforço de mais um bispo para auxiliá-lo na Cúria Metropolitana. A ordenação contou com a presença de importantes autoridades eclesiásticas, como Cardel Steiner, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Dom Jaime Spendler, e os bispos auxiliares de Manaus, Dom Hudson Ribeiro e Dom Zenildo Lima.
A ordenação foi conduzida pelo Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM, Arcebispo de Manaus (AM), acompanhado pelos co-ordenantes: Dom Evaristo Pascoal Spengler, OFM, Bispo de Diocese de Roraima e Dom Luiz Flavio Cappio, OFM, Bispo emérito de Barra (BA). Os três clérigos franciscanos, que fizeram a caminhada religiosa na Província da Imaculada Conceição, acolheram Frei Samuel juntamente com a comunidade, confrades, familiares e convidados esse filho de Deus que agora assume, franciscanamente, sua nova missão evangelizadora, em uma celebração histórica para a cidade de Rodeio.
No próximo domingo (9), Frei Samuel será oficialmente apresentado à comunidade de Manaus durante uma missa na Catedral Nossa Senhora da Conceição, marcada para às 10h.
Texto: jornalista Judson Lima