O mercado de franquias no Brasil finalizou 2024 com números que superaram as expectativas. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor faturou R$ 273 bilhões no ano, com um crescimento de 11,3% no último trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa expansão é registrada desde 2019 e demonstra que o franchising segue como uma das formas mais seguras e lucrativas de empreender.
Continua depois da publicidade
Entre os segmentos que mais cresceram, a alimentação continua na liderança, principalmente por fatores como o retorno ao trabalho presencial e a busca por experiências gastronômicas. Estabelecimentos como sorveterias, docerias e açaíterias têm se aproveitado deste movimento para crescer no mercado. Além disso, os setores de entretenimento, lazer e saúde, beleza e bem-estar também registraram expansão.
As perspectivas para 2025 seguem otimistas, com projeções de crescimento entre 8% e 10% até o fim do ano. Para quem deseja investir em um modelo testado e estruturado, as franquias continuam sendo uma excelente escolha. No entanto, um formato em especial tem chamado cada vez mais atenção: as microfranquias.
As microfranquias se fortalecem como uma opção segura e acessível para quem quer começar no franchising. Elas oferecem os mesmos benefícios das franquias tradicionais — como uma marca reconhecida, suporte da franqueadora e um modelo de negócio validado — mas com um custo de aquisição reduzido e operações mais enxutas.
Uma das grandes vantagens das microfranquias é a flexibilidade. Ao contrário das franquias maiores, que exigem pontos comerciais e altos investimentos em infraestrutura, muitas microfranquias operam no modelo home based. Isso significa que o franqueado pode administrar o negócio em casa, sem precisar de um espaço físico, o que reduz custos fixos com aluguel, energia e funcionários. Para se ter uma ideia, metade das principais redes de microfranquias no Brasil já funcionam dessa maneira.
Continua depois da publicidade
O formato tem atraído um novo perfil de empreendedor – jovens de 20 a 40 anos, que buscam negócios mais dinâmicos, com menor risco e maior autonomia. Muitos deles querem a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar e empreender com outros projetos da vida pessoal.
Um exemplo é a sociedade entre os amigos Marcos Roberto Stumpf e Tiago Luiz Leite. Ambos já possuíam outros negócios e decidiram empreender com a franquia Delivery Much em São Miguel do Oeste e Palmitos (SC). A escolha pela marca foi motivada pela tecnologia e estrutura enxuta, pois assim podem se dedicar ao app de delivery com flexibilidade, encaixando horários e demandas das outras empresas.
Sem a rigidez de manter um ponto físico, os empreendedores aproveitam a liberdade de horários para realizar as principais atividades que envolvem a prospecção de lojas para o aplicativo, negociação de ofertas, cadastro de produtos, ajuste de cardápio e gravação de materiais para as redes sociais.
Para esse público, investir em um app de delivery pode ser uma escolha prática e lucrativa. A Delivery Much tem atuado há 13 anos neste modelo, e já gera resultado para diversos franqueados.
Continua depois da publicidade
Delivery Much: um modelo pronto para crescer
Um dos melhores exemplos de microfranquia que combina tecnologia, inovação e baixo custo operacional é a Delivery Much. A empresa é a maior franquia de app de delivery do Brasil, e já está presente em 14 estados com atuação em mais de 100 cidades.
O objetivo da empresa é democratizar o delivery e incentivar o empreendedorismo local. Por isso, ela atua para criar um ecossistema sustentável para usuários, lojistas e franqueados. Diferente de grandes aplicativos do mercado, a Delivery Much conta com taxas justas para os lojistas e um suporte mais próximo e humanizado.
Além da tecnologia robusta, os franqueados da Delivery Much têm acesso à consultoria estratégica especializada, baseada em inteligência de dados e análise de mercado. O suporte torna o investimento ainda mais seguro, já que o empreendedor é acompanhado em todas as etapas da jornada.
Com 13 anos de mercado, a empresa já validou o modelo no mercado, e tem como foco, principalmente, atuar nas cidades de pequeno e médio porte. Recentemente, recebeu o investimento de R$ 4 milhões da Nexpon, braço de operações financeiras da NSC Comunicação, o que preparou a franquia para crescer em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
A marca tem direcionado o aporte para fortalecer a presença no estado, com diversos investimentos em mídia e marketing. Por ser forte no território catarinense, a Delivery Much tem gerado novas oportunidades para empreendedores que queiram investir no setor alimentício.
Empreendedores têm chance de começar agora
Com o franchising em alta e as microfranquias atuando como um caminho seguro e rentável para crescer, os empreendedores podem aproveitar do momento para crescer. Além disso, o setor de foodservice, em especial, continua em crescimento, impulsionado por mudanças no comportamento do consumidor e pela digitalização dos serviços de alimentação.
Para quem busca um negócio acessível, escalável e alinhado às tendências do mercado, a Delivery Much oferece uma oportunidade para começar agora. Com um investimento reduzido, suporte estratégico e um mercado em plena expansão, a microfranquia pode ser a escolha ideal para um crescimento de sucesso.
Continua depois da publicidade