• Home
  • Geral
  • Fotos antigas revelam evolução do carnaval de Joinville ao longo de 160 anos de história

Fotos antigas revelam evolução do carnaval de Joinville ao longo de 160 anos de história

Folia é tradição centenária na maior cidade de Santa Catarina (Foto: Briese, Arquivo Histórico de Joinville)

Marcado para este sábado (22), o Carnaval de Joinville já foi bem diferente nos séculos passados. Os registros do Arquivo Histórico da cidade revelam a tradição festiva existente há quase 160 anos, desde a realização do primeiro desfile que aconteceu em 1865.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Uma extensa pesquisa realizada pelo professor Joceli Fabrício Coutinho, com base no Arquivo Histórico de Joinville, evidencia como era o modelo de carnaval de épocas bem distantes. Os registros históricos indicam que o primeiro desfile de carnaval em Joinville aconteceu em 5 de março de 1865, há 160 anos, quando o município ainda era a Colônia Dona Francisca. Na ocasião, o evento ocorreu no salão de August Kalotschke.

Confira as fotos do carnaval ao longo dos anos em Joinville

— Havia uma necessidade de promover uma festa porque os joinvilenses estavam entediados. A Colônia Dona Francisca havia sido iniciada há apenas 14 anos. Por isso, podemos afirmar que o Carnaval foi uma das primeiras manifestações culturais de Joinville — pontua.

Continua depois da publicidade

A pesquisa aponta que neste mesmo período há registros dos primeiros bailes de carnaval em outros centros urbanos do país, como no Rio de Janeiro. O professor explica que esta tendência carnavalesca surgiu na Europa e chegou ao Brasil durante o século 19.

— Joinville imitava os grandes centros, sempre buscando novidades para o Carnaval do ano seguinte. Nos anos 1870 e 1880, já há registros do quanto o comércio aquecia vendendo artigos de Carnaval — evidencia Coutinho.

Devido ao sucesso do evento em 1865, a folia se repetiu no ano seguinte. A festa começou com a chegada do “Rei Momo” ao porto da Colônia, às margens do Rio Cachoeira.

Ao longo dos anos, o Carnaval continuou sendo celebrado e passou por diversas adaptações. Durante o século 19, aconteciam bailes nos salões do município.

Continua depois da publicidade

Folia nas ruas de Joinville

Conhecidos atualmente como os blocos carnavalescos, esse tipo de comemoração iniciou na primeira década do século 20. Os foliões lotavam as principais ruas da cidade com muita festa e fantasias coloridas.

Em 1908, há o primeiro registro de um desfile de carnaval mais parecido com os modelos atuais. Já em 1914, os joinvilenses desfilaram pelas ruas do Centro com seis carros alegóricos.

Desfiles mais elaborados

A tradição do carnaval se estabeleceu na cidade e os foliões passaram a ser cada vez mais criativos nas apresentações. Nas décadas de 80 e 90 aconteceram comemorações mais grandiosas, com os desfiles de escolas. 

Em 1988, a Rua do Príncipe foi palco de um grande espetáculo, com o desfile aberto pelo tradicional Bloco das Depravadas, seguido pelo bloco Prisma e pelas escolas de samba Unidos do Boa Vista e Príncipes do Samba.

Continua depois da publicidade

A Príncipes do Samba é a escola de samba mais antiga de Joinville ainda em atividade. Ela nasceu dentro da Sociedade Kênia Clube, símbolo da cultura negra na cidade, fundada em 1960. Logo após a criação do clube, surgiu o bloco carnavalesco “Amigos do Kênia” que em 1986 foi oficializado como escola de samba.

Carnaval 2025

Neste ano, o desfile das escolas de samba de Joinville acontece neste sábado (22), com concentração a partir das 18h na Avenida Beira-Rio. A Príncipes do Samba é a primeira a desfilar, às 20h, seguida da escolas Unidos do Caldeirão, Fusão do Samba e Unidos pela Diversidade.

Uma das novidades do Carnaval de Joinville em 2025 são os bonecos inspirados em personalidades e lendas conhecidas do município. O bloco do Neco Maneco acontece no sábado, antes do desfile, e no domingo (23), às 14h30 na Rua Abdon Batista.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Conheça a Unidos pela Diversidade, escola que fecha o desfile de Carnaval de Joinville no sábado

Continua depois da publicidade

Unidos do Caldeirão homenageia a Baía da Babitonga no desfile de Carnaval em Joinville

Fusão do Samba: conheça a escola que desfila no Carnaval de Joinville na noite de sábado

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Brusque é condenado em dez processos trabalhistas, com penas de cerca de R$ 4 milhões

O Brusque recebeu uma série de condenações trabalhistas que somam cerca de R$ 4 milhões…

PRIMEIRA MÃO – Psicólogo condenado por abuso em Brusque recebe nova sentença por pornografia infantil

O jornal O Município apurou, em primeira mão, que o psicólogo Guilherme Silveira foi condenado…

João Martins define partido e cargo que concorrerá nas eleições de 2026

O empresário João Martins decidiu que permanecerá no PSD para disputar as eleições de 2026.…